O verde dentro de casa
Adeus quintais, olá praticidade. Em tempos de verticalização habitacional, os apartamentos são, cada vez mais, a opção segura de moradia. Mas quem acredita que morar num condomínio vertical é esquecer o verde, está enganado. Cada vez mais aumenta a procura pelo contato com a natureza dentro de casa. Surgem os jardins que, mesmo minúsculos, acabam ganhando destaque no apartamento.
Por isso mesmo cresce o mercado de trabalho dos paisagistas, profissionais especializados em detectar quais plantas combinam melhor com cada ambiente. É só colocar a planta certa no lugar certo, diz o engenheiro agronômo e paisagista Ricardo Armando de Oliveira. Hoje, na escala de trabalho, 50% dos jardins planejados por Oliveira estão em apartamentos.
Dorico da SilvaA selva de concreto fica mais suave com o verde por pertoDas floreiras na sacada aos jardins da cobertura, é possível plantar o verde dentro dos edifícios. O contato com a natureza no meio da cidade é o objetivo do paisagista. O impulso que me move é resgatar a natureza lúdica do olhar, explica. Para Oliveira, a busca pela harmonia entre o urbano e a floresta só vai melhorar a vida das pessoas. Com a vida urbana, existe a necessidade do resgate da memória, salienta Ricardo.
E para quem já se cansou do concreto por todos os lados, vale lembrar que é preciso tomar alguns cuidados na escolha das plantas. Segundo o paisagista, as plantas com a raiz muito forte, prejudicam a estrutura, infiltram nos canos e podem penetrar nas fissuras, enfatiza. As bromélias e as orquídeas são plantas utilizadas com mais frequência por Oliveira.
Mário CésarOs jardins modernos cabem em qualquer canto do apartamentoEm geral, as pessoas procuram um paisagista dizendo que não querem ter muito cuidado com o jardim. Por isso mesmo, Ricardo Oliveira oferece um serviço que vai da concepção, instalação e acompanhamento que exige, em média, uma manutenção mensal. Mas é preciso dar atenção especial à rega, avisa o paisagista.
Além das plantas, um jardim de apartamento também pode ter árvores frutíferas como jabuticabeiras, laranjeiras e limoeiros, que são a novidade paisagística do momento. Para Ricardo Oliveira, na hora de escolher o que plantar, a preferência é por plantas brasileiras. Elas já estão adaptadas ao clima, e isso significa economia, explica. Em sua recente viagem aos Estados Unidos, o paisagista pode conferir que por lá, eles aproveitam o que têm. Vi até capim plantado em jardins, conta.Dorico da SilvaHarmonia entre a vida urbana e o contato com a naturezaKarla Matida





