O tornozelo é o limite
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de março de 2007
Karla Matida<br>Reportagem Local 
A curta-metragem que toma conta das coleções outono-inverno vai além dos comprimentos dos minivestidos, shorts e saias para também inspirar os sapatos. As botinhas de cano curto são desde já a aposta dos dias mais frios. As ''ankle boots'' - para a turma que prefere não traduzir do inglês - mostraram todo seu poder durante as semanas de moda do Rio e de São Paulo. E não só porque estavam em quase todas as passarelas, mas também porque estavam nos pés de muitas modelos, principalmente as tops internacionais.
Além de ser o legítimo produto de exportação fashion do Brasil, as modelos também curtem seus momentos de formadoras de opinião. Como elas estão sempre ao lado daqueles que ditam as tendências nos quatro cantos do mundo, acabam se transformando em termômetro do que vai ou não pegar. Vide o caso máximo de Kate Moss. Tudo o que ela veste vira objeto instantâneo do desejo dos fashionistas.
Nas temporadas carioca e paulistana, o preto e os tons metalizados - ouro e prata suavizados - dominaram. Uma das chacoalhadas divertidas veio na brincadeira da Triton e suas botas salpicadas de bolinhas.
Em tempos em que a meia opaca surge como aliada essencial no guarda-roupa, justamente para driblar possíveis temperaturas baixas na companhia dos curtinhos, as sandálias mais fechadas também garantem seu espaço. Claro que são coadjuvantes da história. Também dá para usar as ankle boots com meia-calça de fio grosso.
As passarelas internacionais - Nova York, Londres, Milão e Paris - mostraram nas últimas semanas que as botinhas são uma aposta mundial. Os estilistas mais badalados do planeta apresentaram suas versões do sapatinho-vedete.


