Bebida obrigatória em qualquer festa junina, o quentão da festa da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora provavelmente é a receita mais antiga. Umas das paroquianas à frente da produção da bebida é a costureira Antônia Goubett Polônio, conhecida como Dona Toninha. Ela está há cinco anos gerenciando a barraca do quentão e conta que a receita foi "herdada" da responsável anterior, Dona Nilva, e ainda hoje continua sendo seguida à risca. A única inovação foi o quentão sem álcool, feito com suco integral de uva.

Já Dona Nilva, como é conhecida Nilva Matias Moreno, explica que a receita da bebida era de sua mãe, Natália Jorge Matias, conhecida por todos como Dona Nega. "Essa receita está na nossa família há 28 anos. Minha mãe ganhou de uma outra senhora e foi a responsável por fazer o quentão da festa todos os anos, por 23 anos, com a minha ajuda. Depois que ela faleceu eu assumi e trabalhei por mais cinco anos, até ter alguns problemas de saúde e repassar para outras pessoas. Então é uma receita muito antiga", destaca.

Com tanta experiência, Dona Nilva diz que viu a festa crescer e se no início eram "apenas" dois ou três caldeirões de 50 litros com a bebida, na última edição foram 2 mil litros. "Antigamente eram poucas barracas, a gente vendia espetinho, quentão, pastel, cachorro-quente e doces, depois foram vindo as outras coisas. Ainda hoje o que o pessoal gosta mais é do quentão de vinho. Nossa turma é muito unida e por isso a festa só aumenta", justifica, acrescentando que para ela, o segredo do sucesso do quentão é o abacaxi e o açúcar queimado.

Imagem ilustrativa da imagem O segredo do sucesso
Quentão de vinho
Ingredientes- 2 litros de vinho tinto seco- 3 xícaras de abacaxi picado- ½ xícara de gengibre ralado- 4 folhas de louro- 2 paus de canela - 1 colher (sopa) de cravo- 1 ½ litro de água- 5 copos (tipo americano) de açúcarModo de preparoEm uma panela grande (7 litros) caramelize 3 copos de açúcar. Coloque o cravo, canela, mexa bem, acrescente o gengibre e o abacaxi. Mexa novamente e acrescente ½ litro de água. Deixe ferver bastante até derreter o açúcar e a calda pegar o gosto das especiarias. Acrescente o restante do açúcar (são 2 copos, mas pode por mais ou menos, conforme o gosto) e o vinho tinto seco. Deixe ferver novamente.Dica: se quiser o quentão sem álcool é só substituir o vinho por suco de uva integral.
Quentão de pinga
Ingredientes- ½ litro de pinga- 3 xícaras de abacaxi picado- ½ xícara de gengibre ralado- 4 folhas de louro- 2 paus de canela- 1 colher (sopa) de cravo- 2 litros de água- 4 copos tipo americano de açúcarModo de preparoFerve a água e coloque todos os ingredientes, menos o açúcar e a pinga. Acrescente o açúcar aos poucos, depois a pinga. Deixe ferver um pouco e sirva.