O inverno pede...bebidas quentes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Paula Costa Bonini <br> Reportagem Local
Basta as temperaturas caírem para a procura por bebidas quentes - leia-se chocolate quente, chá, café e capuccino - crescer significativamente. E não é para menos. Elas aquecem o corpo e proporcionam uma agradável sensação de bem estar nos dias mais gelados. Não há nada melhor do que começar um dia frio com uma xícara de café, esquentar a tarde com uma caprichada caneca de chocolate quente ou capuccino e antes de ir para cama tomar um chá para relaxar e, claro, aquecer.
''No inverno o movimento aumenta entre 50% e 70%. Chegamos a preparar 50 canecas de chocolate quente nos dias mais frios''. A afirmação de Heloise Tavares de Mesquita, proprietária da Chocolataria em Londrina, comprova o sucesso das bebidas quentes no inverno. Ela conta que em sua empresa a máquina de chocolate quente que é ligada somente nos dias bem frios. ''Coloco para funcionar quando o clima está realmente gelado. A procura por chocolate quente acontece mais no inverno. Diferentemente do café e do capuccino que são bebidas vendidas em todas as estações'', ressalta.
O chá, segundo Heloise, também é consumido durante todo o ano, mas no inverno a procura triplica. Ela destaca que, de modo geral, as pessoas têm o hábito de consumir mais bebidas quentes no início da manhã e no final da tarde. ''São os horários mais movimentados. Muitas mulheres se encontram para tomar uma bebida quente e bater um papo com as amigas. Acho que o clima contribui para isso'', diz Heloise, ressaltando que as bebidas quentes normalmente são acompanhadas por bolos, bolachas e trufas de chocolate.
Valor calórico
A nutricionista Fabiana Valadares, professora da Universidade Norte do Paraná (Unopar), sugere alguns cuidados para reduzir o valor calórico das bebidas quentes e dos seus acompanhamentos. ''Oriento substituir o leite integral pelo semi-desnatado ou desnatado, os achocolatados pelo cacau em pó, utilizar o cappuccino diet e diminuir a adição de açúcar ou substituir por adoçantes.''
Com esses cuidados, é possível reduzir consideravelmente o valor calórico das bebidas. Fabiana calcula que uma xícara normal de chocolate quente, por exemplo, tem aproximadamente 220 calorias. Na versão diet, ela afirma que as colorias caem para 144.
Em relação aos chás, a nutricionista destaca que existem algumas opções de flores e frutas que não necessitam da adição de açúcar para consumo. Sobre os alimentos que podem acompanhar as bebidas quentes, ela pontua que as bolachas sem recheio, pães e biscoitos integrais são os mais recomendados.
Fabiana alerta que ''devido às baixas temperaturas, o metabolismo tende a aumentar para manter a temperatura corporal, elevando de forma discreta o gasto energético diário, aumentando a 'sensação de fome' e elevando o consumo de alimentos mais calóricos''. Além disso, para agravar a situação, a prática de atividade física diminui drasticamente. ''Para manter o peso durante o inverno é preciso eliminar o excesso de calorias consumidas, praticando algum exercício'', observa. (Colaborou Elaine Souza)