Presidente do departamento de gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a médica gerontóloga Mariana Alencar defende que envelhecer bem é um processo que deve ser vivido todos os dias, algo a ser incentivado como um caminho natural.
"Considero que isso deve ser ensinado também na escola. O envelhecer é um processo contínuo, não acontece apenas depois dos 60 anos. As pessoas precisam saber que ser mais ativo em tudo não é uma atitude a ser tomada só na terceira idade. A diferença é que quando a pessoa chega nesta fase, aposentada ou não, ela deve buscar atividades que continuem dando sentido à sua vida", diz.
Ainda conforme a médica, para um envelhecimento ativo é preciso planejar o hoje com visão no futuro. "As pessoas precisam sempre ter objetivos, é isso que nos move."
Aceitar mais ou menos o processo de envelhecimento tem a ver com a cultura de cada país, explica Mariana. No Brasil, comenta ela, isso torna-se mais difícil porque os idosos não são valorizados.
"Repito que essa valorização deve começar na escola. E isso não acontece no Brasil. Há regiões em que as pessoas aceitam mais, mas, no geral, o idoso não tem valor no nosso país, e isso dificulta a aceitação. Em outros países vemos que envelhecer é um processo aceito com naturalidade, pois os idosos têm melhor tratamento", afirma.
Homens ou mulheres, o objetivo de todos, segundo a gerontóloga, é envelhecer em atividade. Para isso, cuidar do corpo e mente em todas as fases da vida é fundamental.
"Para aqueles que estão na terceira idade, conviver socialmente com outras gerações, estar ativo profissionalmente, se possível, exercitar-se e cuidar da alimentação são atitudes que ajudam a envelhecer melhor e com qualidade de vida", recomenda a médica. (E.S.)

mockup