Sucesso entre as leitoras, os blogs sobre maternidade se tornaram uma profissão para muitas mulheres. Mariella Silva, do "Caderninho da Mamãe", conta que o blog passou por uma reformulação nos últimos dois meses. "Mudei o domínio para ‘.com.br’ e alterei o layout. A ideia é profissionalizar", planeja. Com cerca de 6 a 8 mil acessos por mês, Mariella conta que deixou o trabalho em uma agência há cerca de um ano com o objetivo de se dedicar mais à filha. "Os acessos foram aumentando e hoje o blog é o meu trabalho, mas esse nunca foi o objetivo", diz. Hoje, ela se divide entre os posts e uma loja on-line de produtos infantis. "Meu objetivo é aumentar o número de posts e tornar o blog mais informativo", explica.
No caso das autoras do "Mães em Obra", o blog deu origem a uma empresa. Atualmente, além do endereço digital, que conta com cerca de 1.700 acessos diários, Karina Kerner e Heloisa Sandoval trabalham com assessoria para gestantes, assessoria de festas e oficinas voltadas para mães e babás. "Vimos uma oportunidade de negócio a partir da própria demanda do blog", conta Karina.
Na assessoria para gestantes, as duas auxiliam a futura mamãe desde a preparação do enxoval até a recepção na maternidade. "Durante a nossa gestação, se tivesse um serviço assim com certeza contrataríamos", diz Heloisa. A ideia das duas é ajudar as gestantes que não podem ou não têm tempo de correr atrás de todos os preparativos. "Muitas trabalham, outras têm que ficar de repouso. Se necessário, nós levamos as opções até a casa da cliente", exemplifica Karina. A receptividade das mulheres, segundo as blogueiras, foi ótima. "Já tivemos clientes que vieram pelo blog", comemora Heloisa.
Já os cursos e oficinas são dados por profissionais qualificados. "Temos, por exemplo, um curso para babás que é dado por uma enfermeira. Já na oficina de papinha, que ensina as mães a preparar receitas saudáveis e práticas, quem dá as dicas é uma nutricionista", conta Karina. (B.Q.)