Novas mudanças
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de abril de 2001
Celso Mattos 
Desde julho do ano passado, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) vem fazendo mudanças no concurso vestibular. Centradas, principalmente, no conteúdo das provas, essas mudanças visam buscar um aluno com mais competência analítica, interpretativa e que saiba articular conhecimento e fazer associações. Com isso, as provas deixam de lado as questões que privilegiam apenas o decoreba.
Para o próximo concurso, que será realizado de 15 a 19 de julho, algumas mudanças serão implantadas, abrindo caminho para um novo conceito de vestibular que passará a vigorar a partir de julho de 2002. Segundo o professor Antônio Carlos Mastine, da Coordenadoria de Assuntos de Ensino e Graduação (CAE), para este ano a diferença será na ordem das provas e no número de questões. Cada prova terá 20 questões, exceto as de Língua Estrangeira, que terá 15, e de Português, com 30, informa.
Ao contrário dos vestibulares anteriores, a primeira prova será a de Língua Portuguesa e Redação; a segunda, Química e Biologia; a terceira, História, Geografia e Língua Estrangeira e a quarta, Matemática e Física. Como as provas de Português e Redação serão as primeiras haverá mais tempo para que a Redação seja corrigida, justifica Mastine.
Complexidade O professor Bianco Zalmora Garcia, diretor pedagógico da CAE, explica que o número de questões foi reduzido porque a prova será mais complexa. As questões virão em forma de problema a ser solucionado. O candidato não precisará decorar fórmulas e datas porque elas estarão nas provas. O importante é que ele saiba como usar essas fórmulas. Por exemplo: ele não precisa saber em que data ocorreu a Revolução Francesa, mas saber o que ela significou para a História e quais foram as repercussões desse fato com relação a outros momentos históricos. Para isso, ele terá que fazer uma interpretação da História, ilustra Bianco.
Essa sistemática, segundo o professor, elimina os macetes ensinados pelos cursinhos pré-vestibulares. Outra mudança é a inclusão de questões sobre Literatura Portuguesa, com a indicação dos livros Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco e O Barão, de Branquinho da Fonseca. Houve uma polêmica sobre essa segunda obra devido à dificuldade de encontrá-la em Londrina, mas ela continua no programa do vestibular de julho e não será retirada, avisa Bianco.
O vestibular da UEL continua sendo feito em parceria com a Universidade Federal do Paraná, mas, para julho deste ano, 50% das questões das áreas de estudo serão elaboradas por professores da própria Universidade. Só não divulgamos qual é área por questão de segurança, diz Bianco.


