Francelino França

Milton DóriaClarinda Morikawa ouve os clássicos do tango argentino e faz planos para conhecer Buenos Aires no próximo verãoA música e a dança fazem parte da vida de Clarinda Schiavinatto Morikawa, 74 anos, costureira aposentada. A idade não é um fator limitante para ter uma série de atividades, todas ligadas à dança. ‘‘Sempre gostei de dançar’’, diz, enquanto o disco ‘‘Os melhores tangos do mundo’’ toca na vitrola Telefunken o clássico ‘‘La Cumparsita’’.
‘‘Enquanto danço, prossegue Clarinda, esqueço do mundo’’. Em três dias da semana, ela frequenta a Associação Comunitária do Idoso de Londrina. O clube possui 250 sócios e, além dos bailes, costuma promover excursões para outros clubes da região, Aparecida do Norte e Paraguai. ‘‘Lá, todos estão de bem com a vida’’, garante.
Às segundas e sextas-feiras, Clarinda Morikawa recorre às aulas do Espaço Latino para se aperfeiçoar nos passos de tango, bolero e outras danças de salão. Empolgada com as aulas, ela planeja viajar em dezembro para Buenos Aires, com um grupo de amigos, e conhecer de perto os atrativos da capital do tango.
Outro local frequentado por Clarinda é o Serviço Social do Comércio (SESC). Os bailes promovidos pela entidade são os preferidos dela. ‘‘Lá o ambiente é agradável, mais selecionado’’, considera. Os filhos incentivam sua disposição e até acham estranho o dia em que ela não vai dançar.
‘‘Meu espírito é jovem, até esqueço da minha idade. Eu queria ter 50 anos novamente para aproveitar melhor a vida. Com o tempo, melhorou meu modo de viver. Só trabalhar, não leva a nada’’, acredita. Essa filosofia também se estende aos caminhos do coração.
Há um ano e meio Clarinda Morikawa tem um relacionamento afetivo com outro frequentador do clube. ‘‘Namorar agora é melhor do que quando se é jovem. Na juventude tem a pressão do pai e o namoro sempre é às escondidas. Agora não tem isso’’, diz contente. Com tanta disposição, ela até levou uma amiga ao baile e entre uma música e outra, essa amiga encontrou o ritmo certo da dança nos braços de um namorado.

mockup