Finalmente chegou o grande dia em que Kate Middleton revela qual a tiara escolhida para seu casamento com o príncipe William. E as opções não são poucas entre os 80 modelos da coleção oficial da rainha Elizabeth II - a maioria dela delas centenárias, já passaram pela cabeça das mulheres mais importantes da família real inglesa. O ritual de escolha da joia é uma das tradições mais notáveis dentro na família Windsor, pois é uma prova da dimensão do apreço da rainha pela noiva real. Porém, dife­rentemente da princesa de Gales, as aspirantes a princesa que optam pelo acessório mais requisitado do momento devem ter alguns cuidados.
"O recomendado é que a tiara esteja de acordo com outros detalhes do look", explica a empresária Isabella Khouri Meneghetti, que divide com a designer Roberta Neme o Ro'zah - Atelier de Joias e Grinaldas. "O acessório deve harmonizar com o penteado, o vestido e até mesmo com o horário do casamento", observa Isabella, que devido à importância da peça, os modelos criados em seu estúdio tem um toque de realeza: cada tiara leva o nome de uma rainha ou princesa.
Na opinião de Isabella, que já providencia novos modelos devido à valorização do adereço após o casamento de Kate Middleton com o príncipe, a regra "vestido tudo e cabelos nada", e vice-versa, ainda é válida. "Se a noiva optar por um vestido carregado de informação, cheio de babados, plissados e bordados, equilibre o look com uma tiara mais clean", afirma. "Já se o vestido for simples, invista em uma peça mais poderosa", recomenda.
Dependendo do horário da festa, algumas regri­nhas devem ser observadas. "As tiaras com muito brilho são mais recomendadas para casamentos no período noturno, se o evento for durante o dia é aconselhável limitar o brilho", afirma.
E na hora de escolher o penteado? Coque ou cabelos soltos? Isabella comenta que as tiaras caem superbem em cabelos soltos e curtos, já minicoroas pedem coques bem estruturados, devido ao peso do acessório. "Para que o adereço não despenque até o final da festa, a orientação é prender o cabelo. Além disso, a minicoroa complementa um visual mais tradicional", explica Isabela.
No quesito pedras e cores, as tiaras feitas em prata com detalhes em pérolas e cristais ainda reinam. Já em relação à combinação tiara + véu, atenção moder­ninhas, a empresária alerta que há dois anos o acessório tem sido dispensado. "Hoje nem todas usam", afirma.
Apesar da etiqueta em relação ao tema, Isabella reconhece que quando o assunto é noiva algumas regras podem ser quebradas. "Na verdade, estamos falando de sonhos, e quem vai dizer para uma noiva ou a uma garota, em sua festa de 15 anos, que esperaram tanto pelo seu dia, que elas não podem usar brilho nos cabelos e nos vestidos?", questiona a empresária.
As tiaras da Ro´zah são confeccionadas em prata, cravadas com zirconia da marca Swarovski. Algumas opções do acessório possuem detalhes em pérolas e com banho de ródio. A locação dos produtos do Atelier sai em média R$ 150.

Serviço:
Modelo: Patrícia Garcia (Studio Desirée Soares)
Fotos: Fernando Cremonez
Cabelo: Micheli Pesseto; e make up: Luana Ruiz (Estúdio One)
Tiaras: Ro´zah – Atelier de Joias e Grinaldas
Roupa: Fernanda Nabhan e Júnior Ferrari


Imagem ilustrativa da imagem No topo
Tiara feita em homenagem à rainha Elizabeth confeccionada com florzinhas de prata, cravadas com zirconia Swarovski e com banho de ródio
Imagem ilustrativa da imagem No topo
Empresária Isabella Khouri Meneghetti com a algumas peças de sua coleção
Imagem ilustrativa da imagem No topo
Minicoroa confeccionada em prata, cravada com zirconia Swarovski, batizada de Mery, referência à princesa da Dinamarca
Imagem ilustrativa da imagem No topo
Príncipe William e Kate Middleton: o casal mais famoso do momento