No caminho do sucesso
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de outubro de 1998
Francelino França 
Filhos talentosos, pais corujas. Eis uma combinação inseparável. Principalmente quando os filhos começam a se destacar e mostrar suas habilidades ainda pequenos. Essas habilidades podem acontecer na áreas intelectual, artística, esportiva, entre outras. Em qualquer âmbito, no talento infantil há um ponto em comum - as crianças têm um intenso envolvimento com o que fazem. Se debruçam sobre suas habilidades com tanto persistência que acabam envolvendo os familiares.
É o que acontece com Weimar Colombo Baptistotti, 12 anos. Desde fevereiro deste ano, ele vem desafiando as curvas das pistas do Kartódromo de Londrina como piloto júnior de kart, e está se destacando nesta categoria. Ao que tudo indica não tinha como Weimar fugir das pistas. O pai do garoto, Weimar Baptistotti, administrava o Autódromo e sempre esteve ligado nas corridas de Fórmula Indy e Fórmula I pela TV.
Albari RosaAlexandr Fier, de 9 anos, já possui o título de mestre Fide, da Federação Internacional de XadrezO pequeno Weimar também acompanhou por diversas cidades o piloto londrinense Beto Borghesi em competições importantes. Sua curiosidade a respeito das corridas foi crescendo à medida em que ele ia se infiltrando nos bastidores das corridas. Eu conversava com os mecânicos e até mexia nos equipamentos, relembra o garoto. Com o ronco das corridas já fazendo parte do dia-a-dia, ele começou a frequentar as pistas de Kart in Door. Aí comecei a gostar mesmo das corridas, confessa. Com tantos facilitadores, era impossível não entrar para o mundo da velocidade.
Na primeira corrida, Weimar impressionou até os mais experientes mecânicos. Não houve outra saída, e a família começou a incentivá-lo para correr. Agora treino toda semana para não perder o ritmo. Meu objetivo é melhorar o tempo nas pistas, afirma.
Com empenho e dedicação, Weimar Baptistotti já é o líder do campeonato regional no Norte do Paraná. Na próxima corrida, mesmo que chegue em 5º lugar, será o campeão. Segundo o pai coruja, apesar de o filho ter começado este ano no kart, ele está no nível dos mais experientes. O investimento financeiro é alto, mesmo com o corredor tendo dois patrocinadores (Banestado/ENAR e Armazéns Gerais).
Para enfrentar as pistas não posso ter medo. E preciso estar disposto para os treinos, assegura o corredor. Ele ainda tem mais um ano na categoria júnior para depois entrar no circuito paranaense de kart, um pré-requisito para participar do Sul Brasileiro. Enquanto se prepara para a próxima corrida, Weimar assiste a todas as corridas dos ídolos Mika Hakkinen, Alessandro Zanardi e Ricardo Zonta.


