Musculação: uma necessidade
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Ela já foi motivo de resistência por parte de muita gente, mas hoje é comprovado que a musculação é uma das atividades físicas mais importantes e completas, principalmente para os idosos.
Segundo a Fundação Nacional de Osteoporose, a atividade está entre as melhores formas de se previnir e, em muitos casos, até reverter quadros da doença.
''As modalidades de exercícios dependem muito do estado de saúde do idoso, mas considero a musculação uma das melhores e mais completas. Ela traz resultados muito importantes, como o aumento da massa óssea e a manutenção da massa muscular, maior estabilidade articular devido ao fortalecimento da musculatura, além de auxiliar na prevenção e tratamento de algumas patologias, como hipertensão, diabetes e osteoporose'', explica o personal trainer Paolo Marcello Cunha, especialista em terceira idade.
Ainda segundo o profissional, a atividade física bem orientada aos idosos faz com que ocorra um fortalecimento geral da musculatura, articulações e tendões. ''Ela proporciona aumento dos níveis de disposição, diminui o risco de queda durante simples atividades, além de oportunizar uma vida com mais independência'', completa.
Conforme o personal, com o passar dos anos o corpo vai ficando mais frágil e sensível a doenças e lesões, e isso implica em cuidados especiais e importantes. ''Uma dieta errada, além de provocar aumento de peso corporal, pode também ocasionar vários problemas de saúde, como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes. Aliada à dieta saudável, a prática diária de exercício físico ajuda no controle do peso'', recomenda Paolo.