As luzes de LED podem ser usadas em todo projeto de iluminação de residências. Seja nas luzes principais ou nas iluminações de efeito decorativo, o LED é sempre bem-vindo. "Hoje em dia podemos substituir qualquer tipo de iluminação por LED. Há várias opções de modelos e cores", conta a arquiteta Carolina Sakuno. Poucos sabem, mas a troca das lâmpadas convencionais pelo LED pode ser feita de forma rápida e prática. "Já existem LEDs que se encaixam perfeitamente nos bocais comuns. Qualquer pessoa pode fazer a troca", conta a lighting designer Adriana Sypniewski.

Para Carolina, a evolução do LED nos últimos anos ajudou a propagar esse tipo de iluminação por todos os cômodos. "As lampadas estão menores e com acabamento mais bonito." Além disso, o fato de não emitirem calor faz com que as lâmpadas de LED sejam mais indicadas para pendentes ou luminárias que ficam muito próximas das pessoas. "Isso também auxilia no conforto térmico da residência e ajuda até a diminuir a utilização do ar condicionado", observa a arquiteta. "Outro ponto positivo é que o LED é o único tipo de luz que não emite raios ultravioletas", complementa a lighting designer.

Na decoração, o LED invadiu o mobiliário e está cada vez mais presente em guarda-roupas, prateleiras, estantes e painéis decorativos. Neste caso, segundo Carolina, as fitas de LED são as mais utilizadas. "Elas tem instalação muito simples. Nos móveis, ficam sutis, mas dão um efeito incrível ao ambiente." Outra vantagem de substituir as lâmpadas comuns pelo LED, principalmente nos armários, está no fato desse tipo de luz não danificar a roupa.

Segundo Alexandre Chiquiloff, designer da marca de móveis planejados Moss Para Casa, de Curitiba, além de sua função essencial, a iluminação ressalta o mobiliário, traz um charme e possibilita criar diferentes climas. "Não é de hoje que utilizamos iluminação em móveis, porém o que mudou foi a qualidade da iluminação, o efeito desejado e, claro, a forma de utilização", explica. (B.Q.)

Imagem ilustrativa da imagem Móveis iluminados
O armário do quarto de casal da Moss Para Casa tem cabideiro com iluminação de LED e acionamento automático. As portas de correr com 1500 mm de largura são dotadas de sistema de deslizamento suave e elevada segurança
Imagem ilustrativa da imagem Móveis iluminados
A gourmeteria do estilo natural da Moss Para Casa tem acabamento em lâmina de madeira natural, portas de elevação da adega e iluminação em LED
Imagem ilustrativa da imagem Móveis iluminados
Nesse projeto de um quarto da Moss Para Casa, o LED ajuda a dar destaque aos objetos das prateleiras



Correção
Ao contrário do que foi publicado na matéria "Perto do Fogo" (edição de 18 de abril da Folha da Sexta), a profissional Kátia Costa é designer de interiores.