O estresse é uma reação normal em todas as idades. Na adolescência, muitos são os desafios enfrentados: amor, amizade, mudança, escolhas e... o tão temido vestibular. Nesta fase é comum pais se depararem com filhos angustiados, deprimidos, com disbúrbios de humor e sono.
As cobranças partem da família, do cursinho, dos amigos. Soma-se a isso a expectativa e a ambição pelo sucesso social e financeiro. Pronto: eis a assustadora fase pré-vestibular.
''Neste período os pais devem ser compreensíveis e pacientes. Dialogar com os filhos a respeito da escolha profissional, buscando uma clareza neste sentido. Precisa ficar claro para os pais que a opção deve ser do filho e não deles, para que não haja frustração futura'', recomenda a psicóloga Livia Vasconcelos.
Além da compreensão da família nesta fase, Livia explica que os colégios também precisam estar preparados para lidar com a pressão sofrida pelos alunos. ''A escola tem que respeitar a individualidade e diversidade dos alunos e discutir as áreas de conhecimento. Também é importante dizer que o papel do cursinho é a aprovação do estudante, independentemente da faculdade. Temos que ficar atentos, pois alguns cursinhos acabam focando apenas as faculdades bem conceituadas e isso leva a uma competitividade interna que pode prejudicar a aprendizagem e, principalmente, o emocional.''
Ainda conforme a profissional, na hora de pais e alunos escolherem um curso preparatório para o vestibular, alguns fatores devem ser levados em consideração, como qualidade do colégio, formação dos professores, estrutura, apoio psicopedagógico fora da sala de aula, plantões de dúvidas e o quanto o cursinho está conseguindo atingir a sua meta, ou seja, a aprovação dos alunos na universidade.
''Vale ressaltar que os pais precisam ficar atentos ao emocional dos filhos, sempre! Os cursinhos sempre buscam a competição entre os alunos, uma prática entre a sociedade que visa o mercado. Preocupar-se com o conhecimento e não com a competividade é o principal papel dos pais nesta hora'', aconselha a psicóloga. (E.S.)


Imagem ilustrativa da imagem Momento de compreensão
| Foto: Saulo Ohara
Livia Vasconcelos, psicóloga: ''A escola tem que respeitar a individualidade e a diversidade dos alunos''
mockup