São Paulo - Guardem as onças. O verão 2012 traz uma nova animal print. Em preto e branco, cores e diferentes texturas, a estampa de cobra, ou ''python'', passou pelas passarelas - tanto na alta-costura das marcas Prada e Roberto Cavalli lá fora, quanto na moda praia cool da brasileira Cia. Marítima - e tomou as ruas. Camisetas, vestidos, sapatos, bolsas, lenços, camisas e outros acessórios já aparecem inspirados no bicho da vez.
De todas as estampas animais, a cobra, aparentemente, até pode ser a mais discreta e, por tabela, fácil de combinar. No entanto, segundo a stylist e consultora de moda Manu Carvalho, a estampa de bicho traz uma carga pesada de fetiche, o que a torna informal e, muitas vezes, exageradamente sensual. Resultado: todo cuidado é pouco para não cair no look vulgar.
Em ocasiões informais, está liberado abusar da cobra. Já em momentos de trabalho e festas mais formais, acrescente a estampa em acessórios, como sapatos, bolsas carteira e lenços. A dica vale também para quem ainda está começando a flertar com esse motivo.
Na dúvida, vá pelo caminho mais fácil: estampa cobra combinada com peça lisa. ''Para harmonizar, o tecido liso deve ter uma das cores da estampa'', aconselha Manu. ''É possível também ousar com um mix de estampas, mas desde que tenham a mesma tabela de cores.''
A stylist Marcia Jorge lembra que a tendência animal print para vestidos e peças muitos justas, como leggings e macacões, deve ser evitada pelas mulheres com a silhueta fora de forma. ''Quanto maior a estampa, mais engordará. Mas, claro, elas podem abusar dos acessórios'', alerta a especialista.
Bye-bye, oncinha
As stylists garantem que estampas de bichos são icônicas: vão e voltam. Portanto, vale investir em peças de qualidade, que durem por várias estações. ''A oncinha, por exemplo, é uma clássica. Usamos até a última estação e vamos amar sempre. Mas, agora, o hit deve ser mesmo a estampa de cobra. Vale apostar'', diz Manu Carvalho. Confira nossa seleção de peças!


Imagem ilustrativa da imagem Moda selvagem
| Foto: Fotos: Divulgação
Clutch oval em phyton, Mara Mac
Imagem ilustrativa da imagem Moda selvagem
Tênis em piton verde com solado de borracha, Mr.Cat
Imagem ilustrativa da imagem Moda selvagem
Sandália em couro legítimo de píton da Capodarte
Imagem ilustrativa da imagem Moda selvagem
Biquini Jo de Mer
Imagem ilustrativa da imagem Moda selvagem
Bolsa em couro legítimo de píton Fabrizio Giannone, R$ 1282,00
Imagem ilustrativa da imagem Moda selvagem
Carteira Dumond
Imagem ilustrativa da imagem Moda selvagem
Bolsa Xeryu's