Em 2004, quando estreou no Fashion Rio, a carioca Patrícia Viera surpreendeu até mesmo os olhos mais treinados da moda com suas inovações e intervenções no couro. Com a estilista, a nobre matéria-prima ganhou novas texturas, cortes e recortes. Mais de uma década depois, ela segue impressionando com sua capacidade de trabalhar o couro, imprimindo nele aspectos dos mais diferenciados.

Na semana passada, durante a estreia do evento Rio Moda Rio (que surgiu para suprir a falta de uma semana de moda e do lifestyle carioca), Patrícia apresentou a sua coleção cruise com o tema Cuba – que já havia sido introduzido de forma rápida durante a São Paulo Fashion Week, em abril. Mais uma vez mostrou que pode transformar o couro no que quiser, seja com os vazados a laser ou no mosaico colorido.

Muito antes de Patrícia ganhar os holofotes com seu trabalho primoroso, a londrinense Lucilene Mattos já utilizava o couro como matéria-prima especial para suas criações. São 40 anos de carreira, que tiveram início com a mistura do couro com outros tecidos nas primeiras peças. E foi por conta da realeza country londrinense que Lucilene virou referência. O marco nessa história, ela lembra, foi a roupa que criou para a candidata a Rainha da ExpoLondrina Sibele Donadel, que acabou conquistando a faixa.

"Foi uma revolução, fiz uma roupa mais feminina, lancei o espartilho", lembra Lucilene, que se tornou uma espécie de fada madrinha e amuleto da sorte para muitas candidatas. Mais de duas décadas depois, a silhueta mais ajustada que ela criou para o concurso segue em alta e foi exportado para outras cidades.

Assim como as roupas das candidatas, todas as criações em couro do ateliê de Lucilene são feitas sob medida para a clientela. "De uns três anos para cá, o couro vem crescendo na moda. Ano passado aumentou muito e este ano deve ser ainda maior", avisa a estilista, que acredita no material forte também nos próximos anos.
"Sempre digo para minhas clientes que as peças de renda e de couro sempre podem ser aproveitadas. A gente pode reconstruir até o último pedacinho", ensina. A expert costuma recuperar peças antigas das clientes com uma leitura mais atual de modelagem. "Ficam tão lindas", garante.

Segundo Lucilene, "a jaqueta de couro é o objeto de maior desejo do guarda-roupa da mulher", diz. Mas há espaço para outras peças. "Agora pode usar o look todo em couro", avisa, "e também tenho muitas clientes executivas que conseguem formar um look interessante em couro", completa. Praticidade e durabilidade são duas grandes características do material. "É uma maravilha montar uma mala com peças de couro."

"O couro é a roupa da mulher prática", sentencia Cris Fenske, dona de uma grife especializada em couro desde 2011. "Depois que ela começa a usar, não para mais", garante. Para ela, antigamente, as roupas eram confeccionadas à base do couro bovino. "Era mais duro e sem flexibilidade", conta. Os rumos mudaram com o uso da pelica (couro de cabra), nas peças, que ganharam ainda mais apelo fashion. Até porque começaram a ser usadas também nas coleções primavera-verão.

"Tem vindo forte nas últimas coleções internacionais", aponta Cris, sobre o que tem visto nas passarelas mundo afora. "Mesmo assim, o couro é atemporal", garante. "Você pode customizar uma clássica (jaqueta) Perfecto com botons ou franjas", ensina. O couro comfort, que une pelica e Lycra, é uma das apostas da expert.

Para Cris, as possibilidades de trabalho com o couro são infinitas, a começar pela cartela de cores. "É gigante, acompanhando a Pantone", relata. Não por acaso, as duas cores do momento, segundo ela, são o Rose Quartz e o Serenity (azul). "Fendi, off-white e preto são para o ano inteiro", define.

Além do laser, que cria ricos vazados e adequa a matéria-prima ao nosso clima, o couro também pode receber tramas mais artesanais, como os tressês manuais lançados por Cris este ano em suas camisas. Saias midi em chamois, vestidos túnicas em modelagem dos anos 1920 e tops com amarrações são opções que estão nas araras agora (e que ela vende para o Brasil inteiro) e devem continuar no próximo verão, assim como o colete alongado. "É uma peça que enfeita", indica.

Imagem ilustrativa da imagem MODA - As damas de couro
| Foto: Fotos: Celso Pacheco, Gina Mardones
Com quatro décadas de dedicação à moda, Lucilene Mattos lembra que o início de tudo foi com o couro
Imagem ilustrativa da imagem MODA - As damas de couro
| Foto: Divulgação
A modelo curitibana Celina Locks no desfile de Patrícia Viera
Imagem ilustrativa da imagem MODA - As damas de couro
Cuba fashionista na criação de Patrícia Viera
Imagem ilustrativa da imagem MODA - As damas de couro
Mosaico de couro de Patrícia Viera
Imagem ilustrativa da imagem MODA - As damas de couro
| Foto: Marcelo Soubhia-Agência Fotosite
A estilista Cris Fenske: ricos vazados a laser lembram uma renda e adequam a matéria-prima ao nosso clima
Imagem ilustrativa da imagem MODA - As damas de couro
A blogueira Izadora Bicalho com look Fenske