Como grande parte das mulheres, a empresária e designer Danielle Zenti Marson também adora umas comprinhas. Porém, diferentemente da maioria dos brasileiros, ela consegue se planejar de modo que, na temporada das queimas de estoque, consiga fazer ótimas compras sem ficar no vermelho.
''Sempre aproveito as promoções e me programo para comprar nestas épocas. Dificilmente faço compras fora deste período. Comprar com grandes descontos garante a você adquirir produtos de qualidade e ainda levar para casa, por exemplo, três pares de sapatos a preço de um. Não priorizo marcas, mas gosto muito de conforto e qualidade. As vendedoras já sabem e sempre me avisam quando a liquidação vai começar. Faço ótimas compras tanto para mim quanto para minha filha'', conta ela.
Conforme o professor de finanças Luiz Fernando da Silva, atitudes como as de Danielle são raras e admiráveis, levando em consideração que as pessoas no geral não se planejam. Segundo ele, os brasileiros não gostam de falar de finanças e muito menos de educação financeira, pois isso as tira de sua zona de conforto.
''A Danielle, certamente, tendo planejamento também sabe exatamento o que ela vai comprar. É difícil encontrar pessoas assim. Elas até tentam, mas no geral não conseguem, ainda mais em um país que incentiva cada vez mais o consumo. O cenário atual favorece o endivadamento e as pessoas estão cada vez mais imediatistas no quesito comprar'', diz o professor. (E.S.)

Imagem ilustrativa da imagem 'Me programo para as liquidações'
Danielle Marson, empresária: ''Dificilmente faço compras fora deste período''