O inverno já chegou, abrindo a temporada mais favorável do ano para abusar do make up. Por isso, se o seu dia-dia se resumia a um simples corretivo ou máscara para cílios, reveja os seus hábitos: o universo da beleza está em ebulição e cheio de novidades e tendências que vão atualizar o seu visual. Aprenda com a maquiadora mais querida dos fashionistas, Vanessa Rozan - que estará no 2º Londrina Beauty Fest, dia 27 de junho, às 16h -, dicas para não passar o inverno de cara lavada.
Porém, a grande novidade deste ano, é sem dúvida, a combinação "olhos tudo e boca tudo", vistos na São Paulo Fashion Week/inverno 2011, nos desfiles de André Lima e Amapô. E para quem tem receio de embarcar na tendência, Vanessa dá a dica: "Os olhos esfumados com marrom e boca vermelha é a pedida mais segura", revela a maquiadora trabalhou na MAC Cosmetics/América Latina e apresentou o quadro de maquiagem do programa Esquadrão da Moda, do SBT. Hoje, ela faz parte do Liceu de Maquiagem e assina a beleza de desfiles nacionais e internacionais, além de campanhas e editoriais de moda.
Para as mais ousadas, o delineador é um forte candidato a levantar a expressão dos olhos. Quem abusou do make foi a grife Néon, que recuperou o visual sessentinha e investiu em traços puxados no estilo gatinho.
Ainda nos olhos, no quesito sombras, Vanessa diz que os tons de marrom são clássicos, entretanto avisa: "As cores estarão em evidência, como o azul-marinho, violeta, verde- escuro, cinza e preto, com texturas metálicas, também são boas apostas."
Para quem deseja valorizar o olhar, Vanessa desvenda o truque: "lápis bege na linha d'água da pálpebra inferior e curvex aumentam os olhos", afirma. "Para o efeito contrário, cor escura na linha d'água resolve o problema."
O batom também é um grande protagonista do inverno. O roxo opaco, que apareceu nos desfiles das grifes Juliana Jabour e Amapô, e o vinho, exibido pelo estilista André Lima e pela marca Ausländer, caíram no gosto das fashionistas. Porém, a cor mais democrática da estação é, sem dúvida, o vermelho. "Ele sempre dá um up no visual e todas podem usá-lo", orienta ela.
As maçãs do rosto pedem blushes. Segundo a maquiadora, o make está em segundo lugar na atenção do look. "Invista em cores naturais, que se assemelham a um simples rubor", explica. "Tons de rosa e laranja - cremosos ou em pó com acabamento cintilante - são boas opções."
Os iluminadores também estão em voga. "O produto garante uma pele perfeita, assim como o uso do primer - pré-maquiagem - antes da base", afirma Vanessa.


Imagem ilustrativa da imagem Maquiada para o inverno
A maquiadora Vanessa Rozan estará em Londrina na próxima segunda
Imagem ilustrativa da imagem Maquiada para o inverno
A técnica "olhos tudo e boca tudo" no desfile de André Lima
Imagem ilustrativa da imagem Maquiada para o inverno
Com batom vinho, a atriz Drew Barrymore ganhou atitude e visual moderno
Imagem ilustrativa da imagem Maquiada para o inverno
Olhos estilo gatinho, make exibido pela grife Néon na SPFW