Londrinenses no alvo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Karla Matida 
César AugustoPioneiros do esporte em Londrina, Gil Fernando, Sergio Catalão e Wallace Soares de Oliveira estão entre os participantes do torneio de dardosDepois de duas eliminatórias, acontece amanhã a grande final do 1º Open Heineken Folha de Londrina de Dardos, no Bar Valentino, a partir das 22 horas. O torneio, que contou com a participação de dez jogadores, foi organizado pela Associação Paranaense dos Atiradores de Dardos (APAD), nascida em Londrina, há dois anos. Amanhã serão conhecidos os três primeiros lugares do Open, e também serão distribuídos pontos no ranking londrinense para todos os participantes. Aliás, o torneio é uma espécie de passaporte para o ranking local: o primeiro colocado será o representante no Campeonato Brasileiro.
Antes nós tinhamos que competir pelo Rio de Janeiro, porque a Federação Nacional exigia um ranking, conta Wallace Soares de Oliveira, um dos diretores da APAD, que tem 20 filiados. A peculiaridade da Associação é que ela é estadual, mas está baseada em uma cidade do interior e não na Capital, como é o costume. O jogo de dardos no Paraná só existe aqui em Londrina, explica Wallace.
Para os leigos, o que importa é acertar na mosca, mas o jogo de dardos tem regras matemáticasMas a idéia do jogo foi trazida da Capital, em 1993. Alguns frequentadores da casa estiveram em Curitiba e voltaram com a idéia do alvo em bar, como tinham visto por lá, conta Valdomiro Chammé, proprietário do Valentino. No começo, era apenas um alvo de papelão, lembra Wallace. Agora, o modelo do Valentino é o mesmo utilizado nas competições oficiais e em algumas pistas internacionais.
Sempre tem alguém jogando por aqui, e ensinando também. É bem democrático, pois não estabelecemos prazos e incentivamos as pessoas a se conhecerem, explica Chammé. Ser democrático e sociável são características principais do jogo de dardos, e os jogadores veteranos garantem que ninguém briga pelos pontos dos outros.


