A temporada mais quente do ano traz motivos extras para nos protegermos dos raios solares, que nos próximos meses mostrarão toda a sua força. De olho neste mercado que cresce vertiginosamente no verão, É o caso dos protetores para o rosto, que não param de evoluir. As fórmulas pesadas, que estimulam a oleosidade excessiva da pele, estão se tornando coisa do passado.
Entre as marcas que acabam de colocar à venda formulações leves, combinadas à alta capacidade de proteção, está a Natura. Uma das novidades da estação é o Fluido Protetor Facial Ultraleve, da linha Chronos, com toque seco e proteção UVA/UVB com fator de proteção solar (FPS) 60. Segundo a fabricante, o produto é indicado para todos os tipos de pele e apresenta uma combinação de filtros fotoestáveis que proporcionam ampla camada de proteção por até 8 horas.
A alta proteção UVA resguarda a pele do envelhecimento precoce, que tem como resultado a formação de rugas, sinais e manchas. A alta proteção UVB protege a pele de queimaduras solares, associadas a eritemas (vermelhidão) e formação de bolhas.
Renata Eduardo, gerente da categoria rosto da Natura, ressalta que um dos grandes diferenciais do produto é a textura extremamente fluida e de toque seco. ''Ela proporciona melhor espalhabilidade, formando um filme mais homogêneo na pele e protegendo todo rosto.'' Em evento promovido recentemente na fábrica de Cajamar (SP), Renata lembrou que, até anos atrás, ninguém pensava em usar protetor solar no rosto, e quando usava, ou era o mesmo utilizado no corpo, ou era de FPS baixo. ''Hoje, a demanda que mais cresce é de produtos com FPS acima de 30'', revelou.
Além do Fluido Protetor Facial Ultraleve, a marca também oferece, dentro da linha Chronos, várias opções de cremes antissinais com fatores de proteção 30 ou 15 e o hidratante para o rosto Hydra, com FPS 30. Na linha Faces, voltada para o público jovem, a Natura criou o Hidratante Livre de Óleo FPS 15. Já a linha Fotoequilíbrio mescla cuidados com o rosto e corpo em várias opções de nível de proteção e embalagens. Todas, segundo a fabricante, combinam eficiência contra os raios UVB/UVA, textura leve, secagem rápida, ação antioxidante (eficaz contra os radicais livres), resistência à água e proteção imediata.
Oleosa
Outra marca que acaba de lançar um protetor solar para o rosto com pele oleosa, de olho no alto verão, é a La Roche-Posay. O Anthelios AC Gel-Creme Toque Seco traz fórmula desenvolvida para os brasileiros e está chegando ao mercado nas versões FPS 30 / PPD 15 e FPS 60 / PPD 31. PPD é a sigla para Persistent Pigment Darkening (método de escurecimento persistente), indicador de proteção contra UVA utilizado na Europa.
Segundo informações da fabricante, desde a aplicação, o produto oferece uma rápida absorção e um acabamento seco e suave. O segredo dessa textura estaria na presença de microesferas de sílica e de perlite (complexo mineral com grande capacidade de absorção).
No caso da Avon, a novidade é o Renew Ultimate 7S, reinvenção da linha voltada para mulheres acima de 45 anos, com nova formulação e embalagens mais modernas. A opção ''Dia'' do creme anti-idade oferece FPS 25, garantindo, segundo a fabricante, proteção solar adequada ao longo do dia.

Imagem ilustrativa da imagem Leveza com alta proteção para o rosto
Imagem ilustrativa da imagem Leveza com alta proteção para o rosto
Imagem ilustrativa da imagem Leveza com alta proteção para o rosto