Juventude na ponta da agulha
Com aplicações simples e rápidas, o Botox é a nova opção entre os tratamentos de rejuvenescimento
Rosângela Vale
Arquivo Folha‘‘A paciente tem a impressão de que aconteceu uma mágica com ela’’, diz a médica dermatologista Rosa CallandO Botox é a melhor notícia dos últimos tempos para os que estão sempre às voltas com tratamentos de rejuvenescimento. E no Brasil, não são poucas as pessoas preocupadas em tirar do rosto os sinais do tempo. O País é um dos campeões mundiais de cirurgias plásticas faciais: cerca de 10% das 200 mil operações estimadas para este ano serão feitas nessa região.
Quando comparado às técnicas mais radicais, como o lifting, o
peeling profundo, ou mesmo ao laser (leia box), o Botox parece um verdadeiro milagre. Com pequenas aplicações sem anestesia, em apenas uma sessão de 20 minutos, eliminam-se totalmente as chamadas rugas de expressão da parte superior do rosto. É só esperar três dias e olhar no espelho. ‘‘A paciente tem a impressão de que aconteceu uma mágica com ela’’, diz a médica dermatologista Rosa Calland, que começou a usá-lo há cerca de dois anos no seu consultório.
De acordo com ela, apesar de já estar disponível há bastante tempo, o medicamento só passou a ser procurado com frequência há oito meses. ‘‘No início, as pessoas tinham medo de se submeter ao tratamento’’, lembra. O receio é compreensível, a julgar pela procedência da droga. O Botox é extraído da bactéria responsável pelo botulismo, doença causada por alimentos malconservados, que paralisa a musculatura do organismo e leva à morte por asfixia. No campo estético, porém, o efeito negativo torna-se um santo remédio.
É que ao ser aplicado em doses infinitamente reduzidas nos músculos da região enrugada, o medicamento elimina os desagradáveis franzidos que marcam os olhos e a testa durante as manifestações de raiva ou de alegria. ‘‘O Botox impede que o estímulo nervoso chegue ao músculo, anulando a contração. E se não há contração muscular, não há rugas de expressão’’, explica a dermatologista, ressaltando que nem o nervo, nem o músculo são afetados, mas apenas a transmissão do estímulo.
Expressão carregada A droga fica concentrada nas regiões específicas das rugas e não é absorvida pelo organismo. Mas o efeito tem vida curta: apenas cinco meses. Depois desse período, devem ser feitas novas aplicações. O preço de cada uma varia de R$ 350,00 a R$ 500,00. ‘‘Com o tempo, a pessoa pode não responder mais ao tratamento’’, avisa a dermatologista.
Aprovado para uso médico em 1989 pelo FDA - órgão americano de controle de medicamentos - o Botox já vem sendo usado há bastante tempo pelos neurologistas no tratamento de pacientes com contratura muscular involuntária. ‘‘No tratamento estético, a indicação ideal é para aquela mulher que está começando a achar que precisa de uma plástica. Mas tenho pacientes de 70 anos que ficaram felicíssimas com o resultado’’, salienta Rosa.
Segundo ela, não há idade mínima para usar o produto. ‘‘Existem pessoas muito jovens que têm a ruga da glabela (entre as sobrancelhas) muito em evidência, o que dá uma expressão carregada. O produto é perfeito para estes casos’’, diz. É importante lembrar, entretanto, que ele só é eficiente nas rugas de expressão, aquelas formadas na testa e ao redor dos olhos. Também pode ser aplicado no pescoço e no queixo, para levantar os cantos da boca. ‘‘Quando a pessoa tem flacidez, excesso de pele provocado pelo envelhecimento, o ideal é aliar o Botox à cirurgia plástica’’, aconselha Rosa.
Injeções de preenchimento Contra-indicado para pacientes com uma doença muscular chamada miastemia gravis, o Botox apresenta riscos praticamente nulos segundo os especialistas. O único deles diz respeito à precisão das aplicações, já que atingir um músculo errado pode render um olho caído. ‘‘Mas isso é impossível de acontecer se o profissional tem conhecimento de anatomia. É preciso conhecer o funcionamento do músculo para chegar ao resultado desejado’’, frisa a médica, explicando que o medicamento não deve ser usado em cima e embaixo das pálpebras, nas maçãs do rosto e ao redor da boca.
As injeções de preenchimento ainda são as melhores opções para tirar as indesejáveis ruguinhas em volta dos lábios, assim como os vincos naso-labiais. Rosa indica o metacrilato - conhecido comercialmente como Artecoll -, e o silicone líquido, que estimulam a produção de colágeno e fibrose. A técnica utilizada neste casos é a de microgotas, e pode haver a necessidade de fazer várias aplicações.
Outra opção é o ácido hialurônico, também recomendável para aumentar os lábios. O melhor disponível no mercado é o Restylane, sintetizado em laboratório, que não irrita a pele e não provoca alergia. ‘‘O efeito dura, no máximo, um ano, porque o organismo absorve’’, esclarece Rosa. Para todas as aplicações na região da boca, a dermatologista utiliza anestesia local.
Segundo ela, todas as técnicas são muito boas, mas os resultados - inclusive o do Botox -, ficam mais evidentes em peles bem cuidadas. ‘‘Na hora de eliminar as rugas, quem trata da pele adequadamente não precisa se submeter a tratamentos mais agressivos, que além de dolorosos, têm um pós-operatório demorado’’, observa.

mockup