Item multifuncional


Karla MatidaReportagem Local
Karla MatidaReportagem Local

"Costumo dizer que o tapete é o quadro que vai no piso", diz a arquiteta Lilian Simões. "Os tapetes persas, por exemplo, são verdadeiras obras de arte", lembra. Além da beleza, a profissional lista uma série de vantagens do tapete. "Ele tem um papel importante na decoração", afirma.

De acordo com Lilian, "o tapete delimita os ambientes, destaca os móveis e pode esconder um piso que não seja muito bonito". "É um curinga", garante. Tanto é que a arquiteta opta sempre por deixar o tapete como um dos últimos itens a entrar na casa.

"Ele faz parte do projeto desde o início, aparece nas perspectivas e entra no planejamento dos espaços, mas deixo para escolher cores, estampas e texturas no final", explica. A arquiteta explica que o tapete pode ser usado em todos os ambientes da casa, assim como também se encaixa em espaços comerciais. "Só é preciso tomar cuidados com os materiais. Não dá para colocar tapete de fibras naturais em um lugar que fique exposto ao sol ou tome chuva."

Com variedades de tamanhos, cores, estampas e texturas, algumas regras são preciosas na hora de escolher o tapete. "Para a sala de jantar, é preciso que o tapete seja entre 50 a 60 centímetros maior do que a mesa", calcula a arquiteta. A profissional lembra ainda que com o desuso dos carpetes, o piso frio ganhou o aconchego do tapete. "Ele traz uma sensação de conforto", explica. "Mas se o piso tem muitos detalhes, é bom maneirar na escolha das cores do tapete."

"Um tapete pode destacar o mobiliário quando, por exemplo, os móveis são pretos e optamos por um tapete colorido ou vice-versa", diz. A dica da arquiteta é coordenar as cores de uma mesma gama. Para delimitar espaços no mesmo ambiente, a opção é escolher tapetes diferentes para cada um deles.

Item multifuncional
Fotos: Divulgação
Punto e Filo



Item multifuncional
Punto e Filo



Item multifuncional

Masisa Living, projeto do arquiteto Carlos Tietjen na Casa Cor Paraná 2014

Item multifuncional



Item multifuncional

Tapetes São Carlos para o e-commerce Mobly: texturas e cores variadas

Item multifuncional





Item multifuncional

Os tapetes da paulistana Punto e Filo, à venda em Londrina na Galeria do Tapete, podem ser limpos diariamente com aspirador de pó ou escova macia

Item multifuncional

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:

Últimas notícias

Continue lendo