Inglês radical Um jeito novo de aprender inglês
Apesar de já ser uma língua bastante conhecida dos brasileiros, disponível em todas as escolas regulares e em milhares de centros de língua pelo País, o inglês continua se renovando. Uma vez que o idioma causa antipatia em boa parte da população, que reclama de não conseguir falar e entender, métodos novos de ensino surgem com frequência.
O mais novo e curioso é um sistema chamado de Excellent Global, desenvolvido em laboratários de linguística no Japão. Seus criadores o chamam de método não linear, uma vez que o conhecimento não é aprendido em uma sequência de blocos de conteúdo. ''No ensino convencional de línguas, o aluno começava aprendendo o presente, depois ia para o passado, depois futuro e assim por diante, tudo separado. No Excellent Global, os três tempos são vistos simultaneamente, como fazemos com a nossa língua'', diz a proprietária do CCI em Londrina, Jaqueline Pasello.
Há seis meses a escola resolveu tentar o método e os resultados têm sido bastante animadores. ''Tínhamos alunos que estavam com a gente há um tempão e não falavam quase nada. Quando eles começaram com esse novo sistema, a diferença de qualidade foi impressionante. Com 20 aulas, as pessoas já falam bem'', garante.
O sucesso do Excellent Global, segundo Elzemar Coelho, também proprietária da escola, é a internalização da língua aprendida através da repetição dos conteúdos. ''O aluno vê um conteúdo em uma aula e na seguinte ele revê tudo aquilo com um acréscimo de algo novo. Isso acontece por várias vezes, até que o cérebro tenha absorvido tudo. Também se trabalha muito com o emocional dos alunos'', explica.
O método é tão revolucionário que derruba certos dogmas do ensino de línguas. ''Nossos professores não devem corrigir os alunos, a menos que seja algo excepcional. Eles descobrem, pela repetição, como falar corretamente. Também não é proibido falar português ou traduzir conteúdos, na verdade usamos muito a tradução'', afirma Elzemar. Provas e textos escritos também não fazem parte da rotina de quem segue esse método. (H.F.)





