Infância fashion
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quinta-feira, 04 de outubro de 2012
Elaine Souza <br> Reportagem Local
Embora muitos nem saibam soletrar o nome dos estilistas e nem as próprias marcas, os pequenos dispõem hoje de inúmeras opções de grifes sofisticadas para se vestir.
Marcas consagradas do mundo todo criam daqui, dali, para um tipo de freguês que, nem porque é inquieto e baixinho, deixa de ser exigente. A iniciativa de vestir os filhos de seus clientes é uma atitude vista há um bocado de tempo. As grifes perceberam que investir nesse nicho de mercado é oportunidade certa de aumentar o faturamento.
''Desde 1990 atendemos meninas de 9 a 18 anos. Hoje, a Spezzato Teen representa 40% do total de vendas da marca. A ideia de criar a linha partiu de pedidos das filhas de nossas clientes. Ficamos por muitos anos sozinhos no mercado'', diz Renata Dias, gerente de Marketing da Spezzato.
A Puramania, marca londrinense presente em todo território nacional, lançou, em 2008, a Puramania Kids. A linha infantil é responsável por 30% do faturamento e surgiu de uma carência de mercado.
''Foi um tanto quanto ao acaso, pois a proprietária da empresa, Flávia Victorelli, começou a produzir roupas para a filha recém-nascida dentro da empresa, já que não encontrava o que ela queria no mercado. E isso começou a tomar uma proporção, pois muitas pessoas perguntavam de onde era a roupa da criança. Assim foi identificada a necessidade de um produto de criança mais moderno e descolado, características da marca'', explica Thiago Barião, Marketing da Puramania.
Vestir os filhos com roupas de marca é reflexo da família. Pais estilosos precisam se certificar que seus filhos também estarão bem vestidos. Isso explica porque luxuosos nomes como Dolce & Gabbana, Versace e Gucci, além de criarem peças tão elegantes quanto as que apresentam na passarela para adultos, também fazem versões em miniaturas de looks de adultos, sem tirar a infância dos mocinhos e mocinhas de jogo.
No geral, roupa infantil já não é um item barato. Quando agrega-se a ela uma famosa etiqueta, os preços ficam ainda mais salgados. Alguns dos motivos alegados é que fazer uma coleção para crianças implica nos mesmos cuidados que para adultos.
''As crianças sabem o que querem. É preciso fazer roupas que se adequem ao dia a dia, inovando sempre e ousando, mas sem cair na mesmice e na vulgaridade'', explica Renata Dias, da Spezzato.
Thiago, da Puramania, acrescenta: ''É preciso respeitar todas as características das crianças, principalmente o comportamento. Elas já têm anseios e desejos e sabem o que querem, mas também não podemos ignorar a opinião da mãe ou responsável, que pensa num produto de qualidade e confortável para os pequenos.''
No Brasil, várias marcas já lançaram linhas para os mini fashionistas. Cris Barros, referência na moda feminina, colocou no mercado a Cris Barros Mini. Huis Clos, Maria Bonitinha, Alexandre Herchcovitch, Amir Slama, Cavalera, Ricardo Almeida (o rei dos ternos), entre outros, já se aventuraram neste mercado.
Mas são mesmo os nomes estrangeiros que apostam forte neste segmento. Figurona da moda, Diane Von Furstenberg firmou parceria com a GAP Kids. Stella McCartney Kids, Burberry Childrenswear, Fendi, Dior Baby, Gucci Kids, DKNY Kids, Marni, Oscar de la Renta, Missoni, Lanvin Petite e Jean-Paul Gaultier desenvolvem coleções bacanas, fofas e bem acabadas voltadas a este público. Haja mesada!