Inevitável envelhecimento
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de agosto de 1998
Reprodução Vivian de Albuquerque 
Na onda dos milagres da medicina ortomolecular, muitas pessoas estão correndo atrás da juventude perdida. Ou melhor, correndo atrás da juventude, antes mesmo de perdê-la. Não é rara a cena da ingestão de vitaminas e mais vitaminas trazidas do Paraguai sem nenhuma indicação médica. Ingestão, que segundo os especialistas pode ser extremamente prejudicial à saúde, se feita em excesso.
Mas, e a velhice? Como será que ela chega? Resultado da queda de produção de determinadas células, o envelhecimento pode ser mais rápido ou mais lento dependendo das condições genéticas e ambientais a que está exposta cada pessoa. Um exemplo mais que perfeito, e uma das maiores preocupações, é o cabelo branco. São as células mortas que deixam os fios brancos, assim como também contribuem para a perda de elasticidade da pele.
Já no caso das condições ambientais, basta examinar mais atentamente quem trabalha constantemente debaixo do sol. São pessoas que apresentam um índice maior de mutações e de mortes celulares da pele, que geram o envelhecimento precoce.


