Muitas pessoas já se depararam com palavras como Toefl, Toeic, Ielts ou exames de Cambridge no momento de fazer inscrição em alguns concursos públicos, bolsas de estudo, mestrado ou doutorado ou mesmo para tentar estudar fora do País. As chamadas "provas de proficiência" de idiomas geralmente representam uma barreira que o aspirante à vaga acha muito difícil de superar fazendo somente aulas regulares em cursos de idiomas. Vendo a necessidade de atender este público, formado em sua maioria por universitários e jovens profissionais, muitas escolas começaram a oferecer cursos preparatórios específicos, com aulas e material direcionados para essas provas e exames.

Em Londrina, a escola Cultura Inglesa é representante oficial da Universidade de Cambridge. O objetivo das turmas formadas é preparar os alunos e aplicar provas para exames da Cambridge ESOL, que testam conhecimento de idiomas de acordo com padrões internacionais em cinco níveis, do básico até o avançado, geralmente necessário para ingresso em universidades de países europeus. A escola também tem aulas preparatórias para o exame Ielts (International English Language Testing System), que é um sistema internacional para testar o nível de inglês dos candidatos, necessário para imigração para países europeus, estudar em universidades ou tentar uma bolsa no programa do Governo Federal, Ciência sem Fronteiras.

O diretor da Cultura Inglesa, Alan Thomas, alega que principalmente o programa de bolsas do governo exigiu dos alunos esse certificado de proficiência, e "aumentou a procura pelas aulas preparatórias". As turmas começaram a ser formadas em julho de 2012. "Não só o Ielts é muito procurado, mas as provas de Cambridge também porque as empresas estão cada vez mais exigindo certificação internacional dos seus funcionários para provar que eles possuem um certo nível de inglês". Como as provas são as mesmas no mundo todo, as notas são niveladas e servem como referência do quanto a pessoa realmente sabe do idioma.

Os exames de Cambridge são feitos na própria escola, já as provas do Ielts são realizadas somente nas capitais. "Nós vemos esse calendário e encaminhamos os alunos. Preparamos no tempo que achamos necessário, e se o tempo é curto sugerimos que ele preste o teste mais para frente ou que ele dobre a carga horária de ensino", afirma Thomas. Geralmente os exames são feitos três vezes por ano, em junho, novembro e dezembro. O custo dos testes variam de acordo com o nível que o aluno quer prestar, começando com R$ 150 até R$ 500.

A professora do curso preparatório da Cultura Inglesa, Paula Zago, ressalta que mesmo que o aluno não pretenda no momento cursar mestrado, tentar ganhar uma bolsa, ou estudar fora do País, é importante fazer as provas de nível internacional porque elas servem como marcos de ensino. "Está provado que quando o aluno estuda com um objetivo, uma motivação, uma meta, ele vai muito mais longe do que somente fazer um curso. Às vezes também o pai não tem noção do quanto o filho está aprendendo, e essas provas são iguais no mundo todo, então ele vai saber com certeza qual é o nível que ele está", ressalta.

Leia a reportagem completa em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

- Outros testes, novas oportunidades

- História de sucesso em pouco tempo de estudo

mockup