Hospital do Câncer faz Campanha de Prevenção
O câncer de colo de útero é o mais novo alvo da Campanha Nacional de Prevenção realizada pelo Hospital do Câncer. A partir deste mês, peças publicitárias mostram que o combate ao papilomavírus (HPV) pode evitar 100% dos casos da doença. Para se ter uma idéia da gravidade da questão, esse tipo de tumor é o que mais mata mulheres na região norte do Brasil.
A intenção é motivar as mulheres a fazer, com frequência, o teste Papanicolau e mostrar que se a doença for descoberta a tempo tem cura total. Outro objetivo é informar que já estão disponíveis no Brasil exames moleculares capazes de detectar o papilomavírus antes do surgimento de qualquer lesão.
Uma das peças publicitárias, um comercial de 30 segundos, mostra uma paciente sendo levada às pressas para a sala de cirurgia, enquanto um locutor relata os riscos do HPV e lembra que ele causa a morte. O telespectador é levado a crer que é uma operação de emergência até se deparar com o nascimento de uma criança e com a seguinte frase: ''O útero não é o lugar onde a vida acaba, mas sim onde ela começa''. Detalhe: o parto foi real e não simulado.
Produzida gratuitamente pela agência JW Thompson, a campanha envolveu mais de 30 profissionais voluntários. Conta também com anúncios para jornais e revistas, um spot para rádio, além de publicidade em outdoors e ônibus. Os veículos de comunicação cederam espaço publicitário gratuito para a veiculação. ®MDNM¯(R.V.)





