Na tentativa de melhorar a alimentação das crianças pelo menos dentro das escolas, o governo do Estado sancionou uma lei que proíbe, desde o início deste ano, as escolas públicas de venderem doces, salgadinhos industrializados, frituras, refrigerantes, chicletes e balas em suas cantinas. No lugar deles, sanduíches naturais, salgados assados, frutas e sucos naturais.
''Acho a iniciativa muito válida porque a escola tem uma participação importante na formação do indivíduo. Mas só proibir as cantinas de vender não é o ideal. Melhor seria se os alunos tivessem a nutrição como parte do currículo. Aí a cantina poderia oferecer de tudo e o aluno, de forma consciente, escolheria aquilo que é melhor para ele e para sua dieta'', diz a nutricionista Lilian Denise Lourenço, que montou um cardápio com opções de lanches escolares para as mães prepararem para os filhos.

O que levar na lancheira
- Pão com recheio salgado + suco de frutas ou chá gelado + fruta
- Pão com recheio doce + todinho + fruta

Sugestões de substituição
- Pães: tradicional ou integral, bisnaguinha, pão francês, biscoitos salgados ou doces sem recheio, pão de queijo, esfiha, torta salgada recheada, bolo com cobertura ou simples, pão de mel
- Recheio salgado: presunto, queijo, requeijão, patê, carnes
- Recheio doce: geléias, doce de leite, mel
- Sucos: naturais ou industrializados
- Frutas: naturais, secas ou oleaginosas (como amendoim, castanhas)
- Todinho: iogurte, Yakult ou similares

mockup