Fusão ou confusão?
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de junho de 2004
Da Editoria 
Mistura de sabores do ocidente e do oriente. Essa é a definição da fusion cuisine, movimento gastronômico que vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Mas tem gente que exagera misturando pizza com polvo e banana, e um peixe qualquer com salmão. Segundo o chef Sérgio Corbari Jr. do restaurante curitibano Amaranto, especializado em fusion cuisine, o principal objetivo desse movimento da culinária internacional é estimular a libertação dos paladares aprisionados pelos pratos tradicionais.
Para tanto, os cozinheiros devem apostar na criatividade para se aventurar na mistura de sabores dos alimentos. No entanto, essa aventura possui um limite que se estabelece a partir da capacidade do ser humano em discernir determinados gostos de outros. Por exemplo, as pessoas devem desconfiar de chefes que misturam três tipos de carnes em um prato ou mais de três tipos de tempero com gosto bem particular como açafrão, alecrim e manjericão. Isso faz com que o sabor de um alimento esconda o do outro, adverte o proprietário e também chef Emerson de Oliveira.
Emerson afirma que uma boa fusion cuisine é resultado de um trabalho audacioso de experimentação que, no entanto, preserva o sabor original dos alimentos. O cozinheiro deve focalizar o equilíbrio em meio à diversidade de combinações excêntricas. Não é uma tarefa fácil, pois requer muita sensibilidade e autocrítica. (Site: www.restauranteamaranto.com.br).


