No mundo da moda tudo é tão passageiro que mal nos acostumamos a uma tendência e já surge outra totalmente oposta. Em meio a tanta renovação, o que permanece torna-se atemporal. E a nova onda verde e tecnoló­gica no mundo fashion parece ter vindo para ficar. São tecidos funcionais que entram no mercado para facilitar nossas vidas, e sustentáveis, para poupar o planeta de mais degradação.
Cada vez mais acessíveis e com design bacana, roupas e acessórios que protegem dos raios ultra­violetas ganharam modelagens estilosas e variedade de vestidos, bermudas, camisetas, chapéus, viseiras e sombrinhas. A UV Line, uma das pioneiras no setor, produz roupas com fator 50, capaz de bloquear 98% da radiação. Para comprovar a eficácia dos produtos, os tecidos são submetidos a testes da Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa). Fios à base de dióxido de titânio compõem esses tecidos especiais. Até o bom e velho algodão recebe um aditivo no pro­cesso de tingimento para absorver a radiação.
Já o funcional lastol, desenvolvido pela Dow Química com o nome de XLA, veio para substituir o elastano. A malha apresenta maior resistência a produtos químicos, como o cloro, e ajuda a moldar melhor o corpo em biquínis e maiôs. No Brasil, a marca Brigitte (www.brigitte.com.br) lançou a coleção de verão com esse material.
Já os consumidores preocupados com o meio ambiente conseguem encontrar maior diversidade de roupas feitas com algodão 100% orgânico, ou seja, cultivado sem agrotóxicos. A Timberland confeccionou a linha masculina de camisas e calças casual style nessa versão.
As indústrias de jeanswear também estão antenadas à onda verde. Para este verão, a Damyller desenvolveu uma coleção de jeans tingida com corante natural de borra de café, dispensando pro­cessos químicos. As fábricas da marca, localizadas em Santa Catarina, possuem lavanderias que utilizam água fluvial. Depois de o jeans passar por inú­meras lavagens, a água ‘suja’ vai para uma estação de tratamento da própria empresa, e volta limpa ao rio.

mockup