Outra Escola Confessional Cristã em Londrina é o Colégio Marista, que recebe alunos de diferentes religiões, apesar da identidade católica. O bancário Airton Conceição e a esposa, a estilista Rita Alves de Assis Conceição, são evangélicos, mas optaram por matricular os filhos Priscila, 22, Airton Junior, 20, e Willian, 14, no Marista quando chegaram em Londrina em meados de 2005.
Atualmente, somente o caçula está na escola, pois os mais velhos já estão cursando a faculdade. Airton Junior reside no Estado de São Paulo.
''Viemos de Atibaia (SP) e lá eles já estudavam em uma escola católica onde tivemos uma experiência bastante positiva. Nunca tivemos conflitos devido à religião'', conta o pai.
Para ele, o mais importante é a qualidade do ensino e o foco na formação humana, independentemente da fé professada. ''Somos de outra religião, mas respeitamos a fé da escola. Em casa a nossa atividade religiosa é outra e, por isso, eles não participam de alguns rituais, não interferindo no bom relacionamento que mantêm com a escola'', diz Conceição, destacando que nas aulas de Ensino Religioso os valores humanos e cristãos são trabalhados de maneira geral, o que não impede a participação dos filhos.
A coordenadora do Núcleo de Pastoral do Colégio Marista, Maria Helena Paiva Negrão, explica que o ensino religioso é transmitido de maneira diferenciada nas diferentes fases. ''Na Educação Infantil e Fundamental I, os temas religiosos são trabalhados de acordo com os projetos pedagógicos, não tendo aulas específicas de Ensino Religioso'', relata.
Já no Fundamental II e Ensino Médio, a disciplina é ministrada duas vezes por semana em aulas com duração de 50 minutos. São aplicadas provas e trabalhos como nas outras matérias. Além disso, Maria Helena destaca que os professores são orientados a conduzir uma oração rápida todos os dias no início da primeira aula. ''Realizamos celebrações eucarísticas no decorrer do ano e em datas festivas, como na Páscoa, temos atividades diferenciadas. Mas respeitamos as diferentes religiões. O nosso objetivo é tornar Jesus Cristo conhecido e amado, como pregava Marcelino Champagnat'', comenta.
Diferentemente do Colégio Mãe de Deus e Marista - escolas católicas -, o Colégio Londrinense tem uma identidade evangélica em Londrina. A forma de lidar com a religião, no entanto, não difere tanto das demais instituições, uma vez que a ênfase são os valores e os princípios éticos e cristãos. ''Não trabalhamos nenhuma doutrina, pois entendemos que Deus é um só. Temos aula de Ensino Religioso desde a Educação Infantil com material específico para a disciplina, mas o foco é difundir os ensinamentos da Bíblia'', pontua a diretora educacional Ieda Terra Alves Gomes.
Ela explica que existem alguns projetos de cunho religioso no decorrer do ano, como o Festival de Música Gospel anualmente e o Culto de Ação de Graças bimestralmente. (P.C.B.)


Imagem ilustrativa da imagem Foco na formação humana
| Foto: Fotos: Renata Cabrera
Os evangélicos Airton e Rita Conceição optaram por matricular os filhos em uma escola católica: ''Nunca tivemos conflitos''
Imagem ilustrativa da imagem Foco na formação humana
Maria Helena Negrão, do Núcleo de Pastoral do Colégio Marista: ''Respeitamos as diferentes religiões''