Final de ano perfumado
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de dezembro de 1996
Sílvia Herrera<br> Agência Estado 
Natal, festa de amor, cor e luzes, e porque não dizer também, de perfumes. Florais, unissex, masculinos, suaves, refrescantes e femininos, há vários lançamentos à disposição no mercado, tanto nacionais como importados. Para você presentear, usar e se destacar nas festas, fazendo o Natal deste ano mais perfumado. Como costuma dizer a presidente da Escola Internacional de Estética Francesa, Magdeleine Mondolono: O poder do perfume está na sua capacidade de impregnar a memória. Ele é uma lembrança.
Através do distribuidor Mextra acabam de chegar ao Brasil as novas fragrâncias da Perry Ellis America, nas versões masculina e feminina. A primeira é azul e a segunda, vermelha. America for Woman contém essências de flores e frutas. Suas notas de cabeça são: mirtilo, maçã, lilás da Carolina do Sul, freesia selvagem e toronja vermelha do Texas. As do coração são: lírio, nectarina da Califórnia, acordes de chá gelado e flor de Mojave. E as de fundo trazem os aromas de ameixa, madeira vermelha da Califórnia, cedro da Virgínia e flor de baunilha do Havaí. O America for Man é uma fragrância refrescante que traz nas notas de cabeça anis fresco, bergamota, abacaxi, salva e samambaia fresca verde. As notas do coração são lavanda, berries de Junípero, gerânio, basílico, rosa e vertiver. E as de fundo: neroli, cedro, couro, âmbar, almíscar e sândalo.
Globalização Também pela Mextra chega ao Brasil o masculino The Best of Chevignon. Sua composição traz gerânio Borbon, seringueira, plantas aromáticas, pimenta branca, cedro e sândalo transparente. Chegam também os femininos da Lalique, que prometem enlouquecer as mulheres. O Eua de Parfum Lalique tem uma combinação de frutas e flores, entrelaçadas pelo aroma de madeira. O frasco traz um relevo em cristal decorado com madressilvas transparentes e com uma tampa de cristal. Os frascos são assinados e numerados. A outra novidade refrescante da Lalique é Nilang - jasmim aquático, freesia e narciso silvestre compõem as notas de cabeça. As do coração são flor de lótus e mirtilo selvagem e as notas de fundo, âmbar, baunilha, almíscar e sândalo. O frasco é transparente e a tampa é estilizada em formato de flor de Lótus.
A Avon aposta na globalização e lança em todo o planeta sua fragrância global Millennia. Uma essência feminina floral oriental que combina notas cítricas com frescas. Em algum lugar entre a Terra e a Eternidade é o slogan do novo perfume azul da Avon que contém lírio negro da Amazônia, flor de Lótus, magnólia, cardamom picante, noz-moscada, sândalo, vanila e musk. Assim como os outros produtos da Avon, este também segue as normas do Food and Drug Administrations (FDA).
Campeão de vendas A grife Phytoervas traz ao Brasil vários perfumes, entre eles o masculino Quorum, fragrância da Maison Antonio Puig. Notas de cabeça: aromático e cítrico; notas do coração: especiarias e florais; e notas de fundo: couro, amadeirado, musgo e tabaco; o feminino Organza, da Givenchy tem um aroma floral-aromático-amadeirado e está sendo muito apreciado pelos franceses. Na França, este produto vendeu um milhão de unidades em apenas duas semanas. Já o feminino Jardin de Soleil, da grife Escada, de Margaretha Ley, é uma fragrância muito refrescante e traz entre suas notas as fragrâncias florais do crocus, jacinto, rosas e o lírio do vale misturadas aos aromas doces da framboesa selvagem, pêssego e abricot. E ainda o clássico perfume Paco, de Paco Rabanne, que vem dentro de um simples vaporizador de alumínio.
Já a Hermés lança no Brasil o perfume feminino 24, Faubourg, definido por ele como um convite à descoberta das emoções mais profundas da alma feminina, evocando mistério e sensualidade. Esta fragrância combina composições de flores brancas de jasmim Samdac e o ylang-ylang, com toque de patchouli, e sândalo e âmbar griss. O nome do novo perfume é o do endereço da Maison Hermés.
Masculino Para os homens, uma boa pedida é o The Road of Stones, de Boucheron Pour Homme. Uma fragrância cítrica amadeirada cujo frasco vem dentro de uma linda caixa azul de couro, embalagem especial que evoca viagens, sonhos e aventuras. Era em um recipiente deste tipo que os irmãos Louis e Fréderic Boucheron guardavam as pedras preciosas que encontravam durante suas viagens.
Já a empresa gaúcha Pierre Alexander aposta na tendência unissex com o seu Égalité, que em francês significa igualdade. Sua fragrância é cítrica e aromática, com corpo floral, levemente frutado e fundo amadeirado de musk. Pensando nos mistérios que aproximam um homem de uma mulher, a Pierre Alexander desenvolveu Secrets pour Femme e pour Homme. O perfume feminino foi trabalhado com notas cítricas de lima da Pérsia, ozone marine, mandarina e bergamota, vanila e musc. O masculino é marcante e atraente. É cítrico, verde e leve. Para quem gosta de usar deo côlonias, a Pierre Alexander coloca três novos produtos: Musc, Laura e Lac Bleu. O primeiro tem notas florais; o segundo é delicado, com notas verdes e florais; e o último, moderno com notas cítricas e toque frutal.
Emergências Durante as festas natalinas, às vezes, convidados e anfitriões precisam ir para a cozinha dar os últimos retoques na ceia, e literalmente colocar a mão na massa, fazer temperos, patês, dar uma arrumada nos pratos, etc. Para este tipo de emergência, na qual é preciso se livrar de alguns odores indesejáveis das mãos, a Essenzialli criou o sabonete cremoso Sequestraste de Odores, que promete eliminar os cheiros de alho, cebola, camarão, graxas, produtos químicos e até do mais resistente dos perfumes. O sabonete tem ação imediata e a aplicação é muito simples: basta umedecer a região, passar um pouco do produto, deixar agir por alguns minutos e enxaguar bem.
Agora, se o problema acontecer no percurso da festa, tipo pneu furado, a Julie Joy acaba de lançar um lenço umedecido multiuso Sense Fresh, que substitui a água e o sabão. Sua embalagem é de bolso e contém 75 unidades de lenços umedecidos de 20cm x 13cm. O Sense Fresh pode ser encontrado em farmácias e supermercados.


