Atualmente o número de mulheres que deixa para ter filhos após os 40 anos aumentou consideravelmente, mas nem isso fez com que a funcionária pública Ana Paula Martinho Mrtvi se animasse para ser mãe. Com 41 anos e 19 anos de casamento, ela afirma que "nunca teve o sonho ou a pretensão de ser mãe", mesmo na infância. "Essa história que você precisa ser mãe para se realizar nunca colou comigo. Eu me realizo com meus sobrinhos. As pessoas perguntavam, questionavam, falavam que eu ia me arrepender, mas a vontade nunca veio. Quando casei fui deixando, e agora sei que não quero mesmo ser mãe", afirma. Como mulher, ela disse que era questionada por amigos sobre quem cuidaria dela na velhice. "Quem garante que meus filhos vão cuidar de mim? Tem gente que tem quatro, cinco filhos e está abandonado. Eu faço uma boa previdência privada e pronto. Filho não é garantia disso", argumenta.

Há alguns anos, o marido de Ana Paula, Paulo Mrtvi, de 52, procurou uma médica para fazer vasectomia. A médica, no entanto, aconselhou que ele esperasse Ana Paula fazer 40 anos. "Ela disse que quando eu fizesse 40 anos minha cabeça mudaria, que eu teria vontade de ser mãe. Passei dessa idade e a vontade não veio", lembra. No início do relacionamento, ela afirma que o marido até pediu para ter filhos. "Mas conversei muito com ele, se era uma vontade mesmo ou se era pressão da família. No fim decidimos não ter."

"Pais" de quatro cachorros, atualmente ela afirma que a vida sem crianças é muito livre em relação a horários ou viagens fora de época. "Quando viajo tenho a preocupação de deixar os meus animais, mas nem se compara com a preocupação que eu teria se tivesse filhos. Somos muito apegados a eles, temos muito amor, mas é diferente de ter uma criança." (P.B.O.)

Imagem ilustrativa da imagem ‘Filhos’ de quatro patas
Na companhia de quatro cachorros, Paulo Mrtvi, de 52 anos, e Ana Paula Martinho Mrtvi, de 41, não têm a preocupação em deixar herdeiros
mockup