Um médico, um advogado e uma psicóloga. Em comum, eles têm o fato de serem filhos do neurocirurgião e professor da Universiadade Estadual de Londrina (UEL) Pedro Garcia Lopes. Além disso, seguindo os passos do pai, todos atuam na área médica.
O mais velho, Pedro Garcia Lopes Junior, formou-se em direito e atualmente faz pós-graduação em direito médico. Tatiana Garcia Lopes, a filha do meio, é psicóloga com atuação em psicologia médico-hospitalar. E o mais novo, Luiz Henrique Garcia Lopes, escolheu a profissão do pai e é neurocirurgião endovascular.
Pai orgulhoso, Lopes não esconde que sempre quis ver os filhos seguindo a carreira médica. ''Mas não forcei-os a decidir pela área. Mesmo o Luiz Henrique dizia que faria um curso na área de informática, antes de optar pela medicina'', conta, acrescentando que ficou contente quando os três encaminharam-se para o setor de saúde. ''Significa que minha influência foi boa'', avalia.
Luiz Henrique atende no mesmo consultório do pai. Tatiana trabalha no local, acompanhando os pacientes dos dois médicos, quando há necessidade de internamento, além de prestar serviços no Hospital de Olhos. Pedro tem escritório em um prédio próximo ao consultório. ''Ele está sempre por aqui, inclusive nos orientando sobre os aspectos legais da profissão'', conta Lopes.
O filho advogado, por sua vez, revela que a presença constante em eventos médicos na companhia do pai e o contato próximo com profissionais da cidade, o influenciaram a optar pelo direito médico. O mesmo vale para Tatiana, que graças à influência paterna interessou-se pela psicologia médico-hospitalar ainda na faculdade.
Já Luiz Henrique optou pela medicina em busca de novos desafios. Realizado com a profissão, ele afirma que a escolha foi muito feliz. A presença do pai no consultório é sempre enriquecedora. ''Discutimos casos e vamos juntos aos congressos. Ele me influencia principalmente pela sua conduta ética e pela responsabilidade no trato com os pacientes. Aprendo com meu pai a ter dedicação total e amor ao trabalho'', afirma.
A mesma lição foi passada aos outros filhos. ''Meu pai é humano na relação médico-paciente, uma qualidade difícil de encontrar hoje me dia. Além disso, é extremamente correto e dedica-se totalmente a tudo o que faz'', diz Tatiana. Pedro compartilha a opinião dos irmãos. ''Apesar de atuar em outra área, com meu pai aprendi a agir com profissionalismo em qualquer circunstância'', comenta.
Primeiro professor de neurocirurgia do curso de medicina da UEL e titular da disciplina na instituição, Pedro Lopes também aprende diariamente com os filhos. ''Com eles aprendi a inovar. Meus filhos trazem novas idéias e obrigam-me me manter atualizado'', considera.

mockup