Entre os 10, 12 anos, as meninas já não são mais crianças e não querem saber de se vestir como tais. Mas também não são adolescentes. E, por incrível que pareça, ainda não querem parecer adultas. Filão recém-descoberto pelas grifes, as pré-adolescentes têm inegável poder de compra. Em geral dão a palavra final no que vão ou não usar.
E o que é moda para elas agora? A Folha da Sexta entrevistou três garotas de estilo para descobrir. Durante a investigação, a surpresa: elas até usam o que todo mundo está usando natural da adolescência e mesmo das ''fashion victms'' (vítimas da moda) mais adultas, mas não arriscam fugir muito do que gostam só para ficar igual.
As três foram unânimes em dizer que a clássica combinação jeans e camiseta é a opção mais acertada para agradar as garotas da mesma idade. ''A camiseta tem que ter estampa de algum bichinho'', explica Mariana Macedo. ''A calça pode ter alguns detalhes'', ensina Bruna Karam. Relógio e pulseira com o nome da usuária completam o visual
Atenta, Bruna também avisa que o penteado de agora é a franjinha no meio da cabeça com uma presilhinha de brilho. Tal e qual o usado pela amiga Renata Costa Branco. Estudando juntas desde o maternal, as duas garantem que têm estilos bem diferentes, mas que se ajudam na hora de montar o guarda-roupa. As irmãs mais velhas da dupla também são essenciais na hora de se arrumar. ''Com a minha irmã trocamos acessórios'', conta Renata.
As cores rosa e azul são as preferidas das três. ''O rosa está na moda, né?'', diz Bruna, lembrando que a escolha da cor é bem mais ampla do que o gosto do trio. Brilho nas roupas e nos acessórios é palavra-chave. Marcas como Spezzato Teen, Doc Dog, Puma e Kipling estão lá no topo da lista de objetos do desejo. ''E calça da Mulher Elástica'', avisa Mariana.
Usar legging com saia é a pedida de Mariana. Já para Renata, a temporada agora é só mesmo de saia, peça campeã de audiência do guarda-roupa. O primeiro saltinho acompanha a produção. ''Para mim, salto só o do Nike Shox'', conta Mariana, mais esportista, sem deixar de ser musical. Além de jogar basquete, também toca guitarra, bateria, piano e arrisca algumas notas na gaita.


  Pego um pouco de idéias nas revistas, na televisão e faço um misto para não ficar nem muito menininha, nem muito adulta. Aos sete anos odiava saia, preferia bermudão largo. Era mais rebeldinha. Não me importo com a opinião dos outros, mas às vezes fico sem graça se insistem no mesmo comentário. Gosto de pulseira, anel, brinco e relógio. Menina tem que usar pulseira. Eu uso essa com nome e brilho, mas também estão usando a de aço, que não faz o meu estilo. Não é que eu compro muita roupa, é que cresço rápido. Para os dois lados. Faço a unha e o cabelo quando vou ao salão com a minha mãe. Não acho que combina ser adulta antes do tempo.
Mariana Macedo, 11 anos


A modelo-mirim Caroline Miguel dos Santos veste produção inspirada nas garotas: calça jeans e camiseta com bichinho, rosa, é claro. Jeans Spezzato Teen e camiseta Doc Dog para Nuts. Sandálias Pampili para Le Petit


  ‘‘Se for para usar calça cigarrete, para ficar igual a todo mundo, prefiro usar saia. Não é fácil encontrar roupa porque não dá para ir à loja infantil e nas lojas de adultos não tem tamanho para mim. As marcas que estão usando? Spezzato Teen e Doc Dog’’.
Renata Costa Branco, 12 anos

mockup