Fãs da rebeldia
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de maio de 2006
Karla Matida<br>Reportagem Local 
Não é só Hollywood que pode se gabar de lançar ídolos que fazem fãs suspirarem. Vira e mexe aparecem celebridades de outros pontos do planeta que conquistam a tietagem. Para os brasileiros há uma relação diferenciada com as novidades da televisão mexicana. Foi assim com Carrossel e está sendo assim com Rebelde. Mas, em comum, as duas novelas infanto-juvenis só têm o fato de terem como pano de fundo o cenário escolar. Se na primeira os alunos eram angelicais, os da segunda levam ao pé da letra o título de rebeldes.
As histórias turbulentas vividas pela trupe de Miguel, Mia e Roberta, transmitidas pelo SBT, caíram no gosto dos jovens. Principalmente os pré-adolescentes, como Georgia Marrone, que comemorou 10 anos recentemente e o tema da festa foi Rebelde, do convite à seleção musical baseada nos CDs lançados pelo grupo mexicano. ''Fizemos muita farra'', lembra a garota.
Georgia divide a paixão pelos ''rebeldes'' com as amigas Victoria Alves Lourenço, Ana Carolina Militão da Rocha e Dauana Ruckhaber Ferreira, todas de 9 anos. ''Os meninos acham uma baboseira e ficamos estressadas quando eles dizem isso'', conta Dauana. As quatro fazem parte do grupo de 10 meninas que usam o intervalo no colégio para ensaiar passos coreografados de acordo com as músicas de RBD.
''Fazemos aulas de street dance também'', conta Georgia. Ela e Victoria foram as primeiras da sala a se encantarem com as histórias vindas do México. E logo se tornaram as divulgadoras das tramas. Dauana começou ouvindo os CDs e só depois passou a assistir aos capítulos.
Com a boneca de Roberta no colo, Ana Carolina é campeã no quesito colecionadora. Tem revistas, pôsters e muitos botons. ''Compro tudo o que vejo pela frente'', diz a menina, que gasta boa parte da semanada com as novidades dos ídolos. E avisa que sua festa de aniversário também vai ter Rebelde como tema.
''Meu sonho e de todas as meninas é ver um show deles'', conta Ana Carolina. ''Vai ter um em São Paulo em agosto'', adianta Georgia. Dauana adoraria assistir à apresentação, mas o pai já avisou que vai depender do lugar. ''Só vou se for em local fechado'', suspira a menina. O pai precavido tem razão da preocupação. No início do ano, três adolescentes morreram pisoteados durante uma tarde de autógrafos do grupo em visita ao Brasil. No espaço para cinco mil pessoas havia 15 mil.
''Às vezes, eles (os personagens) fazem o que a gente queria fazer'', conta o quarteto de fãs londrinenses. Para as meninas, o colégio que estudam poderia ser mais rigoroso para que elas pudessem se rebelar como os ídolos da telinha. ''Nossa vida não têm problemas'', dizem as quatro.
Como não têm uma causa para se rebelarem, as jovens fãs optaram por copiar o estilo de vestir das mexicanas. A gravata vermelha comprada em São Paulo é usada somente em ocasiões especiais por Victoria, que ainda veste saia e camisa branca. Dauana também incorporou a gravata no figurino. As quatro adotaram ainda as munhequeiras para completar o visual.
Fuego, faixa nove do CD, é a música que as meninas mais têm ouvido ultimamente. É ela que embala a coreografia do intervalo. Para entrar no grupo, além de ser muito fã, também é preciso saber dançar para acompanhar os passos marcados. ''Vamos nos apresentar no show de talentos do colégio em outubro'', adianta Dauana.


