Nos dias de festa é difícil seguir a dieta, principalmente quando o evento se refere a uma reunião familiar esperada durante o ano todo e conta com um cardápio variado e que, geralmente, inclui receitas de família. Carnes assadas, massas, sobremesas deliciosas, tudo isso faz parte das comemorações do final do ano, mas quem sofre a consequência dos exageros é o corpo. O excesso de gordura, sal, açúcar e álcool, geralmente cometido no final do ano, pode resultar em sintomas como cansaço, má digestão, retenção de líquido, gases e ganho de peso.
O ideal é comer com moderação, mas caso isso não seja possível, vale a pena apelar para alguns tipos de sucos e chás que ajudam a desintoxicar o corpo após o exagero gastronômico. De acordo com a especialista em nutrição clínica Aline Menezes Tiburcio Roque, alimentos ricos em fibras e substâncias antioxidantes são aliados nesta situação. Ela diz que alguns sucos e chás ajudam a eliminar as toxinas do organismo.
Segundo a nutricionista, o fígado é um dos principais órgãos que fazem o processo de desintoxicação: tem a função de transformar as substâncias que prejudicam o organismo para que elas possam ser descartadas. Aline afirma que alimentos ricos em fibras ajudam a absorver e eliminar as substâncias que não são benéficas para o corpo.
O consumo de frutas nos dias após o exagero alimentar é fundamental. ''Neste tipo de dieta, quanto maior o consumo de frutas melhor. Saladas cruas, legumes e ovo cozido também são benéficos'', salienta. Conforme Aline, couve, couve-flor e brócolis são alimentos que trazem um bom resultado no processo de desintoxicação. Os sucos que misturam frutas e vegetais também são interessantes e a ingestão de água é fundamental. ''A maioria das reações químicas no metabolismo orgânico ocorre em meio aquoso, por isso a água é importante'', ressalta.
Individualizada
Açúcares, carne vermelha e alimentos industrializados que são ricos em aditivos, corantes e conservantes, bem como os enlatados, embutidos, produtos refinados, refrigerantes e sucos artificiais devem ser eliminados da dieta se a pessoa desejar desintoxicar o organismo. A nutricionista salienta que o ideal é que esta dieta não seja prolongada - no máximo uma semana. ''O ideal é procurar uma nutricionista porque a dieta é individualizada'', destaca.
Alguns chás contribuem com a diurese. Aline afirma que o chá verde, o chá de cavalinha, o chá de camomila e o chá de dente de leão têm um bom efeito na desintoxicação do organismo. ''Temos que ter uma certa cautela quanto ao consumo excessivo destes chás, principalmenmte porque alguns possuem cafeína e podem trazer prejuízos, principalmente para gestantes e hipertensos. A recomendação é de no máximo três xícaras por dia'', alerta.
Conforme Aline, esta dieta não precisa ficar restrita ao final do ano e pode ser feita mais vezes. ''As pessoas precisam ter bom-senso e saber que não adianta fazer a dieta e comer várias coisas gordurosas e calóricas logo depois. É preciso ter um equilíbrio'', orienta. Ela acrescenta que o ideal é comer alimentos integrais e manter uma alimentação saudável ao longo de todo o ano.

Imagem ilustrativa da imagem Exagerou no final de ano?
Frutas e saladas cruas são sempre bem-vindas na dieta da desintoxicação
Imagem ilustrativa da imagem Exagerou no final de ano?



Leia a reportagem completa em conteúdo completo para assinante da FOLHA.