Eu sei o que vocês não fizeram no verão passado
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de dezembro de 2002
Da Redação 
q - Serviços de entrega em domicílio, como os de jornais, revistas, leite e outros devem ser cancelados para não transformar a frente de sua casa em um depósito.
q - Se puder, peça a algum vizinho ou amigo para recolher os folhetos de publicidade, cartas e contas, que costumam lotar a caixa de correspondência.
q - O ideal é arrumar a bagagem no carro dentro da garagem do prédio ou de sua casa. Não são raros os casos de assaltantes que abordam a família, levando o carro com tudo dentro.
q Se mora em apartamento, oriente o zelador do seu edifício sobre onde poderá encontrá-lo durante as férias, caso haja necessidade.
q - Certifique-se de que desligou eletrodomésticos ou mesmo o abastecimento de gás antes de sair.
q - Animais domésticos, normalmente, acompanham a família durante as férias. Mas, se, por alguma razão, não puder levá-los o melhor é deixá-los com alguém de confiança como um parente ou mesmo em um pet shop. Afinal, nada mais desagradável do que ouvir durante dias e dias o cãozinho do vizinho uivando ou latindo sem parar. Isso sem falar no descaso com animal.
q - Na hora de definir o que levar no carro, o bom senso deve imperar. Evite sobrecarregar o veículo ou levar objetos pesados e soltos. Além de prejudicar o desempenho do motor, excesso de bagagem pode comprometer a segurança dos ocupantes. Em uma frenagem mais brusca, qualquer objeto colocado sobre o tampão atrás do banco traseiro, por exemplo, é projetado para a frente e pode atingir a cabeça dos passageiros.
q - Não dirija usando chinelos nos pés. Além de você correr o risco de ser multado, lembre-se que pode provocar colisão. O chinelo prende aos pedais do breque ou do acelerador. Use sapatos.
q - Sempre que possível, guarde seu automóvel em um estacionamento, pois grande parte dos assaltos ocorre quando se entra ou sai do veículo.
q - Para evitar surpresas, procure dirigir sempre com os vidros fechados e as portas travadas.
q - Fique atento ao se aproximar da sua garagem. Se notar a presença de pessoas em atitudes suspeitas nas imediações, dê a volta na quadra.
q - Nunca deixe a chave no contato do seu carro, ainda que por poucos momentos.
q - Evite dirigir pela pista ao lado de calçadas, pois facilita a aproximação do ladrão ao motorista.
q - Caso perceba que está sendo seguido por outro veículo, vá para as ruas de grande movimento e peça ajuda a um policial.
q - Não dê carona a estranhos, por melhor aparência que tenham.
q - Não pare em locais desertos, mal iluminados ou próximos árvores que possam ocultar assaltantes.
Sinal vermelho
Férias, calor e sol levam, quase que imediatamente, à praia ou ao campo. Em todos esses lugares, é fundamental tomar algumas precauções, para não estragar a diversão.
q Os melhores horários para a exposição ao sol são das 8 horas até às 10 horas (11 horas pelo horário de verão), e das 16 horas em diante (17 horas). É que nesses horários predominam os raios infravermelhos que, além de melhor tolerados pela pele, ajudam o sol a estimular a formação de vitamina D que fortalece os ossos. Bronzeadores não protegem a pele. Deve-se utilizar protetores solares, sob orientação médica (há um tipo de protetor para cada pele). Os médicos recomendam que a exposição ao sol, mesmo com protetor adequado e nos horários recomendados, seja gradativa. O ideal é começar com 15 minutos, aumentando 5 minutos por dia. E não se esqueça de tomar muito líquido, de preferência água, água de coco ou sucos de frutas.
q - Você está em férias, não tem compromissos com hora marcada, mas não descuide de seu descanso.
q - Dormir de 6 a 8 horas, de acordo com suas necessidades, é indispensável. Principalmente antes de viagens e passeios. Se não tiver dormido o suficiente, não dirija.
q - Bebidas alcoólicas e direção não combinam. Quer tomar dois ou mais chopes? Vá de táxi ou na companhia de alguém que também dirija, e não beba. Além das multas, e dos pontos na carteira de habilitação, dirigir alcoolizado arrisca a sua vida, a de seus familiares e amigos, e a de outras pessoas.
q - Na praia ou em qualquer passeio, atenção com carteiras, cartões de crédito e documentos.
q - É bom que mais de uma pessoa tenha cópias das chaves. E não custa nada se informar, antes de sair à noite, se a região é segura ou não.
q - Se você comprou ou vendeu o veículo, providencie imediatamente os documentos de transferência. Leve sempre com você cópias autenticadas pelo Departamento de Trânsito dos documentos de seu veículo. Deixe os documentos originais em casa e nunca no carro. Leve-os sempre com você.
q - Antes do mergulho no mar, no rio, lagoa ou na piscina do seu prédio, prefira uma alimentação leve, à base de carnes brancas, saladas, frutas. Essa dieta, aliás, é a mais adequada para enfrentar altas temperaturas.
q - Em locais com incidência direta de sol, abra mão de legumes e verduras já temperados e muita atenção com frutos do mar.


