Uma música de Roberto Carlos já dizia: ''Gosto desse jeito discreto especial, por trás desses óculos que coisa mais sensual. Ar de executiva às vezes formal, beleza com um toque sexy intelectual. Seus óculos combinam até com o seu cabelo, eu sinceramente gosto de qualquer modelo. Na verdade em você tudo fica bem, mas o charme desses óculos quem usa é que tem. Não tire esses óculos, use e abuse dos óculos''.
O cantor tem razão. O consumidor nunca usou e abusou tanto desse acessório que, de artigo de necessidade, se transformou em produto fashion. Um estudo patrocinado pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) revelou que a relação entre o consumidor brasileiro e os produtos ópticos vem mudando ao longo dos anos.
Não mais tidos como artigo de necessidade, os óculos de grau e de sol passaram a ser acessório de estilo, que reproduz a personalidade de cada usuário. A pesquisa também atestou que para o consumidor atual, os óculos e lentes de contato de grau estão amplamente relacionados a atos do cotiadiano, como trabalho, a prática de esportes, a estética, o lazer, e, claro, a proteção solar e correção visual.
''A combinação de tons da mesma cor, dando preferência às cores primárias, como branco, preto, amarelo, vermelho e azul, além do nude e tons de rosa deve dar o tom da moda este ano, combinando, claro, com materiais diferentes e variados, para todos os tipos de rostos e gostos'', afirma Leo Souza, diretora comercial da Marchon.
De acordo com o estudo, as armações, óculos de sol e lentes de grau estão entre os produtos mais consumidos pelos brasileiros. No País, 67% dos homens e 59% das mulheres são usuários de óculos de grau, enquanto 15% dos homens e 10% das mulheres preferem as lentes de contato.
Quanto ao gosto por modelos e estilos, Leo comenta: ''A maioria dos brasileiros ainda segue o estilo básico, optando por cores neutras, como preto e marrom. Porém, o consumidor mais antenado em moda segue o estilo europeu, que arrisca um pouco mais no uso de tons mais fortes e em formatos diferenciados''.

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Prada
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