Especialista diz que uso contínuo da pílula pode dificultar a gravidez
''Só seria fisiológico não menstruar se não fosse necessário tomar remédios para isso'', afirma o médico Osmar Henriques, especialista em reprodução humana. O uso contínuo de anticoncepcionais, para ele, pode provocar atrofia do endométrio e do útero, além de dificultar uma gravidez. ''Muitas mulheres que tomam a pílula por muito tempo, quando engravidam correm o risco de aborto'', alerta.
Os contraceptivos, segundo o médico, bloqueiam o sistema hormonal da mulher. além de deixá-la exposta a outros problemas futuros como tromboses e tromboflebites. ''A progesterona utilizada nesses medicamentos aumenta ainda a incidência de câncer de mama, ao menos no período do climatério'', observa. Osmar Henriques diz que uma pesquisa sobre o assunto foi divulgada recentemente pelo grupo americano Hers. Ele acredita que futuramente haverá comprovação desses riscos também em mulheres mais jovens.
Para o médico, a descamação do endométrio e a sua consequente renovação representam a saúde do útero. ''É um ciclo que se renova todos os meses'', explica. Osmar Henriques lembra que o trabalho sobre a suspensão da menstruação foi iniciado há 20 anos pelo médico baiano Elsimar Coutinho. ''Ele não conseguiu superar a normalidade e a fisiologia da mulher''. (C.G.)





