O último domingo de 2014 seguia tranquilo seu rumo entre as duas grandes festas de final de ano quando o casal Fernando Bett e Sofia Podleskis decidiu rumar para o Jardim Botânico de Londrina. Passaram no mercado e compraram guloseimas. Mas o item especial já estava à disposição: uma toalha xadrez, bem característica dos piqueniques do cinema. "Comprei para o primeiro piquenique, uma surpresa para Sofia", lembra Bett.

"Não era uma data específica, fiz só para ficarmos juntos mesmo", conta. Os dois são estudantes de Direito e já conheciam o Jardim Botânico antes mesmo da estreia da toalha xadrez. Mas ao contrário do casal, muitos londrinenses ainda não foram visitar o espaço, que conta com generosos mais de um milhão de metros quadrados de mata nativa. O que não significa que o movimento seja pequeno, pelo contrário.

Apesar das catracas na portaria, o ingresso é gratuito para os visitantes. Só nos primeiros 30 dias de funcionamento – a partir de dezembro de 2013 –, o lugar recebeu cerca de 10 mil pessoas. Foram quase oito anos de espera, considerando que a obra foi lançada em março de 2006. Com a abertura oficial, um ano atrás, o JBL ganhou ainda uma trilha ecológica e uma sala de exposição e de vídeo 3D, localizada no Centro de Visitantes.

O espaço ainda conta com uma pista de caminhada e lagos construídos a partir das nascentes do Córrego Andorinhas, que já se transformaram em ponto de contemplação dos visitantes. As duas estufas, com cerca de 2.700 metros quadrados, ainda estão em construção, mas também já encabeçam a lista dos pontos mais fotogênicos do Jardim Botânico. Quando ficarem prontas irão abrigar uma coleção de bromélias, orquídeas e outras espécies exóticas.

Uma opção às estufas é o Arboreto, uma coleção a céu aberto com mais de 100 espécies arbóreas nativas da flora brasileira. Para o visitante, uma dica de passeio é descobrir as espécies nativas do Paraná, que foram plantadas ao longo dos lagos.

Em tempos de selfies, o JBL é um prato cheio para os autorretratos. Ou mesmo para sessões mais profissionais. É comum esbarrar com fotógrafos produzindo books seja para modelos ou para gente como a gente – noivos, famílias inteiras e afins. Só não podem aparecer os bichinhos de estimação, vetados de entrar no Jardim Botânico.

Para quem vai passar mais tempo, como o casal Fernando e Sofia, vale mesmo levar um lanchinho. Mais importante ainda é não deixar nada para trás. A natureza agradece.

Serviço: O Jardim Botânico de Londrina funciona de quarta a domingo, das 9 às 19 horas, na Avenida dos Expedicionários, 1.999. Para agendar visitas: (43) 3324-0991.

Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL FOLHA VERÃO - Descanso ao natural
Fernando Bett e Sofia Podleskis curtem um piquenique: não faltou nem mesmo a icônica toalha xadrez
Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL FOLHA VERÃO - Descanso ao natural
Lagos construídos a partir das nascentes do Córrego Andorinhas já se transformaram em ponto de contemplação dos visitantes
Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL FOLHA VERÃO - Descanso ao natural
Pista de caminhada: para se exercitar e também contemplar a natureza exuberante
mockup