Escovação,
cáries e
flúor
A escovação dos primeiros dentes deve ser iniciada assim que eles irromperem na boca, usando apenas uma escova infantil de cerdas macias. ‘‘Porém, antes de os dentes surgirem, após cada mamada, é aconselhável criar o hábito de limpar as gengivas do bebê com uma fralda molhada envolta no dedo’’, orienta Elza Nakamura.
Também é recomendado o uso diário de flúor sob a orientação do odontopediatra. Após os 2 anos, um creme dental poderá ser usado em quantidade mínima e, a partir dos 6 anos, são indicados bochechos diários com flúor. Hoje, a maioria dos municípios mantém flúor na água de abastecimento, o que reduz a incidência de cárie em 60%. Algumas marcas de água mineral também contém flúor. Leia o rótulo e certifique-se de sua inclusão na composição da água.
Ao iniciar o uso da mamadeira, é bom lembrar que o leite de vaca ou o leite em pó, que também é de vaca, têm açúcar natural, então prefira não adicionar açúcar industrializado. É justamente a cárie de mamadeira que compromete os dentes de leite de crianças alimentadas através de mamadeiras açucaradas, especialmente as noturnas.
‘‘Ao começar a alimentação sólida, acostume seu filho com sabores naturais e não adocicados. Como líquido, dê água ou sucos naturais, nunca refrigerantes. Mas, se não for possível evitar a ingestão de alimentos açucarados, ensine a criança a manter o hábito de escovar os dentes imediatamente, além, é claro, das escovações normais após as refeições’’, observa a dentista Elza Nakamura’’. (A.R.B.)

mockup