Ana Luiza de Oliveira Zambrana, 5 anos, viveu num curto período a alegria e a tristeza de conviver com Melody, uma cadelinha da raça boxer. Ela conta que Melody era amarela e preta e foi a sua primeira cachorra. As duas brincavam no chão. ‘‘Ela me lambia, fazia cosquinha, era muito safada.’’
Melody, contudo, morou apenas sete dias na casa construída especialmente para ela. Ficou doente e morreu. Ana Luiza diz que ficou triste, que sente saudade da cachorra que ela queria ‘‘empalhada.’’
Ana e o irmão Gustavo, de dois anos, divertem-se ainda com a companhia dos gatos Sandy e Júnior que já tinham antes da chegada de Melody. Conforme Ana, eles pulam a janela e constantemente são encontrados na sua cama e no tapete do quarto.
Sandy e Júnior, conta, são mansos, mas ‘‘dão muito trabalho’’: ‘‘Eles fazem coco demais e onde não devem’’, comenta Ana. ‘‘Uma vez, o Júnior comeu ração e vomitou no pé da empregada’’, lembra ela. Entre as brincadeiras, Ana recorda quando Gustavo puxou Júnior pelo rabo e o gato miou diferente. ‘‘Acho que ele estava meio desafinado’’, diz em tom de brincadeira. (V.A.P.)

mockup