Engordar não é regra no inverno
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de julho de 2011
Vivian Fukushima<BR>Reportagem Local
Risotos, foundues, feijoada, sopas cremosas, chocolates quentes, como resistir a essas deliciosas tentações típicas de dias frios? Se não bastasse, junte a isso a força maior que impede muitas pessoas de saírem de casa para praticar algum exercício físico, e pronto: o ponteiro da balança sobe mesmo. Mas, como evitar que todos esses fatores interfiram na rotina alimentar de quem não pretende aumentar um - ou mais - números da calça jeans?
De acordo com a nutricionista Kátia Tookuni, no inverno gastamos mais calorias para manter a temperatura corporal, portanto, as pessoas não deveriam engordar. No entanto, para aquecer o corpo é comum sentir mais vontade de comer. "O problema é que, geralmente, as pessoas escolhem o que mais gostam de comer, ou alimentos mais quentes, mais calóricos. O ideal seriam chás quentes para serem ingeridos durante o dia, e sopas leves para consumir como entrada nas refeições", explica.
Outro problema comum nessa época do ano é que muitas pessoas deixam de lado frutas e saladas, alimentos leves e com nutrientes que ajudam a manter um bom sistema imunológico. A dica da nutricionista é investir nas frutas assadas ou cozidas, como por exemplo, banana ou abacaxi assados com canela, maçã fatiada e assada com uma colher de chá de mel ou peras cozidas com cravos e suco de uva concentrado.
"Para substituir as saladas podemos tomar sopas de verduras e legumes, ou ainda consumir legumes cozidos ou refogados com um pouco de azeite e sal. Para variar, é recomendável refogar os alimentos com óleo de coco, de gergelim, de castanha. Cada um tem um sabor característico e especial. Podemos ainda tostar os legumes em uma grelha, ou usar o dourador do forno para tostá-los", afirma.
Kátia alerta para os perigos das sopas prontas, aquelas que encontramos em supermercados. "As sopas devem ser preparadas em casa. Evite as sopas prontas, de pacotinho, pois têm excesso de sódio, o que pode ocasionar o aumento da pressão arterial, doenças cardíacas e perda de massa óssea".
Dicas saudáveis - De acordo com a nutricionista, a ideia de que alimentos saudáveis não são saborosos está mudando. E para estimular ainda mais o consumo e o preparo de refeições que aliam sabor e saúde, o Atelier de Gastronomia K.Tookuni oferece cursos com o objetivo de promover saúde, onde as pessoas aprendem com chefs de cozinha, nutricionistas, e outros profissionais capacitados, a se alimentarem de forma saudável e com prazer. "Para dar sabor usamos ingredientes de qualidade, bons azeites de oliva, diferentes óleos como o de coco, de gergelim, de castanhas, de semente de uva, além de usarmos ervas frescas e secas. A forma de preparo e a apresentação do prato são fundamentais para que se tornem atrativos e gostosos".
O Frango ao Molho de Shitake e Gengibre e Ginger Bread, por exemplo, é um dos pratos ensinados no curso. Segundo Kátia, o gengibre se destaca por seu aroma e sabor característicos e é bastante utilizado também por suas propriedades digestivas, imunoestimulantes e detoxificantes. (Programação de cursos no site www.katiatookunigastronomia.blogspot.com) Continua na página 10.