Rosângela Vale
Jeans bordados, tecidos texturizados, cores intensas e muito branco. Foi o que mostraram as 11 grifes da marca Paraná, no desfile que aconteceu na última terça-feira, no Pavilhão de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, durante a programação do Moda Paraná, que termina hoje. Com um casting que misturava modelos de São Paulo, Maringá e Londrina, o evento antecipou o que vai estar nas vitrines da região na próxima temporada.
A presença dos globais Humberto Martins e Isadora Ribeiro na passarela, entretanto, era desnecessária. Já foi o tempo em que era preciso contratar atores para atrair público em desfiles. Hoje, a moda por si só já é show suficiente. Os looks também poderiam ter sido melhor editados. O desfile acabou ficando longo demais. Mas a boa estrutura da sala e a iluminação adequada garantiram um ar mais profissional ao evento, o que já é uma grande conquista.
A idéia do produtor Edyr Moraes, de São Paulo, que trabalhou nos bastidores, foi apresentar de forma conceitual as coleções, salientando assim, a identidade de cada marca. Na passarela, jeanswear, beachwear, festa, lingerie, moda gestante e infanto-juvenil produzidos em Maringá e Londrina. O destaque ficou por conta da Overloque, que imprimiu seu inconfundível estilo em looks que lembram um sportswear caboclo, abusando dos tecidos à base de algodão. Detalhes espertos: aventais e bolsas em estopa tingida, calças atoalhadas e patchworks com detalhes cerzidos, uma referência aos remendos que os camponeses fazem em suas roupas.

mockup