Tomate, cenoura, alface, rúcula e outras folhas ficam muito mais gostosos quando bem acompanhados. As carnes também ganham um sabor especial com molhos diferenciados. Existem diversas opções prontas no mercado, mas os profissionais de nutrição afirmam que vale a pena investir em molhos caseiros, mais nutritivos e saudáveis.
Para incrementar a salada do Dia das Mães, as nutricionistas Talita Capoani e Thais Salomão dão cinco dicas que podem acompanhar saladas, carnes e até massas ou uma torradinha integral. "Esses molhos têm pouca gordura saturada e, por isso, são mais saudáveis", explica Talita. É importante usar também ervas aromáticas frescas ou desidratadas para temperá-los e não condimentos industrializados, que têm maior quantidade de sódio e gordura.
Como são preparações caseiras, a recomendação é que sejam armazenados na geladeira, em vidros bem tampados e consumidos no máximo em dois dias. O ideal é que o molho seja colocado na salada apenas na hora de servir, para evitar que "cozinhe" as hortaliças. "Mesmo sendo opções mais saudáveis, a recomendação é não exagerar", destacam.
Para garantir saladas ainda mais nutritivas, além de legumes e folhas, é possível acrescentar gergelim ou linhaça, fontes de fibra e ômega 3. Na sugestão para a FOLHA, as nutricionistas usaram repolho roxo, alface americana, agrião e gergelim. "A regra do 'quanto mais colorido, melhor' continua valendo: as cores indicam nutrientes diferentes e importantes ao bom funcionamento do organismo", apontam as nutricionistas.