Com uma proposta contemporânea, nesta temporada a moda equestre chegou menos rústica e mais chic. A tendência traz peças mais femininas, que permitem repaginar o guarda-roupa, trocando o básico – bota, calça e camisa - pela a mistura de influências e estilos que permitem construir um visual mais atual.
No último inverno europeu, quem ressuscitou a tendência foi a grife Louis Vuitton: estilista da marca, Marc Jacobs trouxe uma interpretação muito chic e feminina do tema, mergulhada no universo New Look dos anos 50.
Porém, na temporada anterior, a Hermés – que tem o couro como tradição e influência equestre enraizada -, mostrou uma bela coleção inspirada em uma ideia bem sensual, na qual foram exibidos corseletes sobre vestidos e uma novidade, a mistura couro e tecidos fluidos e transparentes. Engana-se quem pensa que dentro da tendência, os tons terrosos predominam - a grife criou uma coleção com couros branco, laranja, verde, cinza e preto. Nos pés, ao invés da predominância das botas, a maioria dos looks veio acompanhada por sandálias.
No Brasil, quem trouxe fragmentos conceituais e extremamente contemporâneos foi a Animale. A grife, sob a regência da jovem designer Priscila Darolt, demonstrou que é possível inovar o tema. Na campanha da marca, a top Raquel Zimmermann, imprimiu ares futuristas ao look equestre, encarnando uma amazona feitichista em um visual off white. Num jogo de contraponto, a coleção brincou com mix de texturas, trazendo combinações de peças de lã com seda e couro, que se tornou mais tecnológico do que nunca: extremamente fino, carregando estampas de cavalos prensadas em pied-de-poule.
Nas ruas, a moda equestre traz interpretações mais criativas, com ênfase no mix de estampas, texturas e até mesmo estilos. Por isso, na hora de compor um look, a dica: deixe de lado o óbvio e aventure-se nas saias midi, de tecidos leves e plissados, e longas, que podem ser combinadas com um casaco mais pesado, um tricô ou até mesmo um colete de pele. Na ordem inversa, tecidos fluídos em cima e pesados na parte debaixo, também funcionam: a camisa de seda cai bem quando coordenada com uma saia midi de couro. O poncho, bem estruturado - principalmente em preto e camelo - é o último suspiro da moda. Nos pés, as botas de cano médio são o must have desta temporada.

Imagem ilustrativa da imagem Elegância refinada
A mistura de estilos está em alta nesta temporada
Imagem ilustrativa da imagem Elegância refinada
Louis Vuitton, inverno 2011
Imagem ilustrativa da imagem Elegância refinada
Saia longa, em tecido fluido, faz um mix contemporâneo com o colete de pele
Imagem ilustrativa da imagem Elegância refinada
O poncho bem estruturado, no tom camelo, é um detalhe no look que remete ao refinamento aristocrático
Imagem ilustrativa da imagem Elegância refinada
Desfile Hermés
Imagem ilustrativa da imagem Elegância refinada
Campanha da Animale, Inverno 2011
mockup