É hora do lanche
É hora
do lanche
A virtude da boa alimentação está mais na variedade do que na quantidade
Celina Alonso Az
Maringá
Marcos NegriniA nutricionista Stella Singh Rona sugere um lanchinho natural à base de frutas e cereaisEnfim, volta às aulas. Depois de comer um monte de guloseimas nas férias, está mais do que na hora de as crianças se alimentarem melhor. Mas, como variar o lanche escolar e torná-lo atraente e saudável? O médico pediatra Luis Renato Hapner defende que a virtude da boa alimentação está mais na variedade do que na quantidade, o que vale dizer que é mais produtivo ingerir uma pequena qualidade de muitos alimentos diferentes do que uma grande quantidade de uns poucos alimentos. Tanto nos ingredientes do lanchinho escolar como nas demais refeições, a criança deve ingerir muitas frutas e verduras, sempre muito bem lavadas e preparadas das mais variadas maneiras. Os cereais devem ser preferencialmente integrais, e o leite, carne e ovos devem ser consumidos com moderação, diz Hapner.
As frutas devem ir para a lancheira dentro de um potinho bem fechado, ou em forma de suco ou compota. As verduras podem estar presentes nas tortas, patês, ou até mesmo em vitaminas e sucos, desde que guardadas em térmicas. Mas nem todos fazem assim. Nas lancheiras de algumas crianças é comum encontrar achocolatados, sanduíches super-recheados com embutidos (presunto, mortadela, salsicha) e queijos gordurosos, quilos de manteiga, maionese, mostarda e ketchup) e, para a criança não morrer de fome, umas bolachas recheadas, um doce, algumas balas e um dinheirinho para garantir um salgado - frito e oleoso-, e um refrigerante na saída da escola. Outras mães acham que um salgadinho de pacote e o refrigerante bastam.
Arquivo FolhaSanduíches super-recheados com embutidos, queijos, manteiga, maionese, mostarda e ketchup devem ser evitados Potencial nutritivo Segundo Luis Renato Hapner, no plano da nutrição e do metabolismo do nosso organismo estamos acostumados a valorizar em primeiro lugar o potencial nutritivo das carnes, do leite e dos ovos e deixar as verduras e frutas em segundo plano.É importante desfazer um conceito muito enraizado na nossa cultura de que o leite é um alimento extremamente completo, que pode substituir a maioria dos alimentos. Hapner afirma que essa idéia é amplamente aceita mas não corresponde à realidade. O leite é um alimento como outro qualquer e deve compor o cardápio, mas não se deve desprezar os outros nutrientes que existem numa dieta bem variada. A variedade é o principal conceito da boa alimentação, afirma o pediatra.
Outro toque importante: nem todas as crianças têm o mesmo apetite. Existem mães zelosas que insistem em forçar a criança a comer demais, como se isso fosse torná-la mais saudável. Outras comem um pouquinho de cada alimento e, ao contrário do que se imagina, são muito bem nutridas e fortes.As particularidades do comportamento e do apetite das crianças devem ser cuidadosamente observadas, pois é desta sensibilidade que depende o sucesso dos nossos esforço para alimentar bem e educar nossas crianças.
Sugestões Para a nutricionista Maria Stella Singh Rona, a boa lancheira deve conter um suco natural fresquinho, de preferência, e não refrigerantes que na verdade são apenas água com gás, corantes e açúcar. Ela diz que os achocolatados, apesar de serem muito adoçados, ainda são nutritivos porque garantem as proteínas necessárias. Se quiserem garantir a saúde dos filhos, os pais devem evitar mandar para a escola frituras e salgados industrializados. E para inspirar quem é responsável pelo preparo dos lanchinhos, a nutricionista dá algumas sugestões de cardápio:
Sanduíches de pão fatiado integral ou branco sem a casca. Recheios: patê de ricota com cenoura; azeitonas e requeijão; queijo branco com tomate e orégano, e outros recheios preparados um pouco antes de sair de casa, desde que o lanche seja bem embrulhado num papel alumínio para manter-se bem fresquinho.
As tortas de legumes e de frutas também são uma boa idéia - cortadas em quadradinhos e guardadas num pote plástico. Além de saudáveis são gostosas e podem ser bem variadas: com peito de frango e cenoura, carne moída e vagem picadinha, atum com tomate e cebola.
Pode-se preparar esfihas recheadas de verduras ou carnes e assá-las. Depois é só guardar nofreezer e ir retirando conforme a necessidade. Outra sugestão da nutriconista: uma vez por semana pode-se preparar um lanche com defumados como chester, peito de frango e presunto, mas não convém abusar dos embutidos. A maionese também não deve ser utilizada porque se deteriora muito rapidamente.
Maria Stella Singh Rona alerta os pais sobre as bolachas recheadas. Aquelas com recheios vermelhos e amarelos devem ser evitadas porque estes corantes são prejudiciais à saúde. Melhor optar pelas recheadas com chocolate ou baunilha.Melhor ainda é controlar o uso de produtos industrializados no lanche escolar. Escolher sempre as marcas mais conhecidas, que já estão utilizando aromatizantes e corantes naturais, como o urucum, e não comer mais do que uma vez por semana porque, apesar de serem um excelente quebra-galho, são pouco nutritivos, recomenda a nutricionista.





