Ter cílios enormes e megacurvados é o que toda mulher sonha, e a maioria utiliza inúmeros rituais para obter esse tão esperado resultado, mas é preciso ter muito cuidado antes de utilizar os rímeis e o curvex, pois eles podem prejudicar e até causar a queda dos fios.
De acordo com a dermatologista Miriam Sabino, de São Paulo, quem usa maquiagem todos os dias pode danificar os cílios sem saber, isso porque alguns produtos prejudicam os pelos em caso de uso contí­nuo.
Para que isso não aconteça, ela recomenda remover adequadamente a máscara com um produto demaquilante especifico para a área dos olhos. Já os rímeis à prova d'água são mais prejudiciais, e até podem causar a queda dos cílios, isso porque são mais difíceis de ser retirados, acumulando resíduos e danificando-os.
"Para evitar a queda, é preciso limpar adequadamente à área dos olhos. As mulheres que não saem de casa sem a maquiagem devem ter cuidado redobrado, pois podem ocorrer irritações, as chamadas der­matites de contato precipitando a queda dos cílios", explica a dermatologista.
Mas se o mal já foi feito e você perdeu parte deles, existem tratamentos, indicados por dermatologistas, que aceleram o crescimento e ajudam as pestanas a voltarem ao normal. Geralmente os cílios demoram em torno de 30 a 45 dias para crescerem novamente e, para acelerar esse crescimento, é indicado o uso vitaminas tópicas e via oral à base de pantenol e biotina - que devem ser prescritas por um especialista, alerta Miriam.
Muitas mulheres usam cílios postiços para ficar com o olhar mais atraente, no entanto, esse tipo de acessório, por ter uma cola especial para a sua fixação pode danificar ainda mais essa região. Assim, é preciso um cuidado muito especial na hora de removê-los para não arrancar os cílios verdadeiro, causando fa­lhas e, conseqüentemente, provocando alergias de contato.


Imagem ilustrativa da imagem É bom ficar de olho
Dicas para manter os cílios bem cuidados e bonitos
1 - Retirar todo e qualquer tipo de maquiagem, principalmente à noite. 2 - Utilizar produtos demaquilantes específicos para a área dos olhos e lavá-los preferencialmente com xampu infantil, além de secar com uma toalha macia e sem fazer movimentos de fricção, pois a pele das pálpebras é extremamente sensível. 3 - Rímel que não seja à prova d’água é uma boa opção para evitar o problema. 4 - Cuidado ao escolher produtos para maquiagem da área dos olhos, particularmente máscara para cílios. Observe se a mesma foi oftalmologicamente testada.
Imagem ilustrativa da imagem É bom ficar de olho
Excesso de rímel no dia a dia pode prejudicar os cílios e até causar a queda dos fios