Depois do turbilhão de emoções com o anúncio da nova vida que está para chegar, é comum muitas gestantes se depararem com algumas dúvidas. Tomar ou não café? E a taça de vinho, está liberada? Pintar o cabelo prejudica o feto? De acordo com o médico ginecologista e obstetra Marcelo Mendonça, nesse período, muitas grávidas, principalmente às de primeira viagem, se deparam com inúmeras questões e variadas respostas – de amigas, mãe, cunhada - para cada dúvida. Nesses casos, o médico alerta: "Toda gestante precisa fazer um acompanhamento. O pré-natal diminui a possibilidade de a mãe e o bebê virem a ter um monte de problemas. E qualquer dúvida, sempre procure ouvir seu médico".


Imagem ilustrativa da imagem Doutor, eu posso?
O ginecologista e obstetra Marcelo Mendonça explica o que a grávida pode e o que não pode fazer durante os nove meses de gestação
Café só durante o dia

Que brasileiro não costumar tomar uma xícara de café antes de sair para o trabalho ou depois do almoço? Segundo Marcelo Mendonça, não há restrição quanto ao cafezinho, porém, é importante não esquecer que ele é um estimulante e pode atrapalhar na hora de dormir. "Toda grávida precisa descansar, relaxar, e beber muito café atrapalha. Então o ideal é cortar a bebida à noite".

Álcool, cigarro e outras drogas, definitivamente, não!

O médico explica que a ingestão de bebida alcoólica durante a gestação pode provocar a Síndrome de Alcoolismo Fetal, que provoca várias alterações no feto, pois o álcool é absorvido pelo bebê através da placenta. Já as drogas como maconha, e até mesmo o cigarro, afetam a oxigenação do feto. "É importante as mães saberem que qualquer quantidade de álcool ingerido ou cigarro é prejudicial ao bebê", explica.



Cabelos sempre no tom certo

Segundo o obstetra é muito importante que a gestante sinta-se bem, e continuar pintando o cabelo, sem muita frequência, não é problema. "Eu libero depois do primeiro trimestre, afinal, a grávida precisa se sentir bonita. Mas eu recomendo que não seja tingido a cada 15 dias, como muitas mulheres costumam fazer".

Regime na gravidez?

É comum muitas mamães exagerarem nas comidinhas extras durante os primeiros meses de gestação, ganhando peso acima do esperado. "É importante mudar os hábitos alimentares , mas não pensando em perder os quilos extras, e sim, manter o que já foi ganho", afirma o médico. Ele explica ainda que o ideal é ganhar de 9 a 12kg até o final da gestação, e uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes é recomendada para todas as grávidas.


O prazer continua

De acordo com o médico, desde que a mulher não tenha uma gravidez de risco, indício de aborto, ruptura de bolsa ou trabalho de parto prematuro, não há motivo para não ter relações sexuais durante a gestação. "É claro que isso também irá depender de como a mulher estiver se sentindo, afinal, é natural que devido ao tamanho da barriga, ela se sinta um pouco desconfortável. Mas problema não há", afirma.

Hidratação sempre

Devido ao aumento da produção do hormônio melanotrófico, é comum o surgimento de manchas na pele da futura mamãe. Por isso, é muito importante que a grávida faça uso de um protetor solar. "Há, inclusive, algumas marcas próprias para gestantes", afirma o médico. Além do rosto, o corpo precisa de cuidados, principalmente seios e barriga, que devem estar sempre hidratados até mesmo para evitar o aparecimento de estrias.