Doce mistura
Molho de Goiaba, Vinho e Laranja
Ingredientes: 4 goiabas vermelhas, sem casca e sem sementes, 1/2 xícara de chá de vinho branco, 1/2 xícara de chá de suco de laranja, 5 colheres de sopa de Azeite de Oliva Espanhol, uma cebola média ralada, sal e pimenta da jamaica moída a gosto.
Modo de fazer: coloque no liquidicador a polpa das goiabas, o suco de laranja e o vinho. Bata até a mistura ficar homogênea e reserve. Coloque em uma panela o azeite de oliva, a cebola e a pimenta. Leve ao fogo e refogue até a cebola ficar macia. Junte o creme de goiaba e o sal. Abaixe o fogo. Cozinhe por mais 15 minutos ou até encorpar. Acerte o sal e retire do fogo. Sirva com carne vermelha, em especial, capivara.
Molho Light de Abacaxi
Ingredientes: 1 xícara de chá de abacaxi picado, 3 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas, 1 colher de sopa de suco de limão, 5 colheres de sopa de Azeite de Oliva Espanhol, sal a gosto.
Modo de fazer: bata no liquidificador o abacaxi com a hortelã, o suco de limão e o sal. Aos poucos, vá acrescentando o azeite em fio, sem parar de bater até obter uma pasta cremosa. Sirva com salada verde.
Geléia de Manjericão
Ingredientes: polpa de 1 melão pequeno picada, folhas de 2 maços de manjericão, 5 colheres de sopa de Azeite de Oliva Espanhol, 1 xícara de chá de açúcar, 1 pedaço médio de canela em rama.
Modo de fazer: coloque no processador o melão e bata até obter um purê. Despeje em uma panela. Junte o manjericão, o azeite de oliva, o açúcar, a canela e 1 xícara de chá de água. Leve para cozinhar e, ao ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por mais 50 minutos ou até obter uma geléia. Sirvas com frios ou carne assada.
Molho de Parmesão e Mel
Ingredientes: 1/2 xícara de chá de Azeite de Oliva, 1 xícara de chá de ervas frescas (alecrim, hortelã, segurelha, manjericão) picadas, 1/w xícara de chá de mel, 1/2 xícara de vinagre de maçã, 3 colheres de sopa de pimenta rosa, 1/2 xícara de chá de parmesão, ralado em lascas, sal a gosto.
Modo de fazer: coloque em uma tigela o azeite, as ervas, o mel, o vinagre, a pimenta e o sal. Mexa com cuidado até a mistura ficar homogênea. Deixe tomar gosto por 3 horas. No momento de servir, junte o queijo e acerte o sal. Sirva com salada ou fundo de alcachofra.
Molho de Iogurte, Ervas e Laranja
Ingredientes: 1 pote de iogurte, 4 colheres de sopa de queijo cottage, 4 colheres de sopa de suco de laranja, 1/2 xícara de chá de Azeite de Oliva Espanhol, 1 colher de sopa de casca de laranja, 1 colher de sopa de orégano desidratado, 1 colher de sopa de salsinha desidratada, 1 colher de sopa de açúcar, 1/2 xícara de chá de uvas-passas, sal a gosto.
Modo de fazer: coloque no copo do liquidificador o iogurte, o cottage e o suco. Bata por 2 minutos e junte bem devagar o azeite. Continue a bater até encorpar e transfira a misutura para uma tigela. Misture as cascas de laranja, o orégano, a salsinha, o açúcar, as uvas-passas e o sal. Sirva com salada.
Coulis de Cereja com Kirsh
Ingredientes: 5 colheres de sopa de Azeite de Oliva Espanhol, 250 g de cerejas sem sementes, congeladas, 5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro, 6 colheres de sopa de kirsh, sal a gosto.
Modo de fazer: coloque no copo do processador o azeite, as cerejas, o açúcar, o kirsh e o sal. Bata até obter um purê e despeje em uma panela. Leve ao fogo e cozinhe por 15 minutos ou até encorpar. Sirva com frios defumados





